Paul vidal de la blache

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Costa, S.M.F. da

1

A GEOGRAFIA DE PAUL VIDAL DE LABLACHE
! Para compreender a evolução do pensamento geográfico na

França, e sua importância no desenvolvimento da Geografia, é preciso compreender o porquê de certos fenômenos espaciais, principalmente os fenômenos políticos e militares;

! A França unifica-se precocemente, nos idos de , e o poder era

centralizado, com a prática damonarquia absolutista;

! A Revolução Francesa, em 1789, enterra definitivamente o

poder dos senhores feudais e fortifica a ascensão da burguesia, a qual se solidifica no poder. Nesse processo, o pensamento burguês gerou propostas progressistas, instituindo uma tradição liberal no país;
! Outro aspecto importante foi o caráter revolucionário do

capitalismo na França, o qual ampliou arepresentação espaço da ação política;

e o

! Foi o berço do socialismo militante (jornadas de 1848 e a

Comuna de Paris)
! A França foi o país que demonstrou, de modo mais claro, as

etapas de avanço, domínio e consolidação da sociedade burguesa. Porém, a via de realização desse processo deixou uma herança bastante distinta da encontrada na Alemanha, principalmente no aspecto ideológico. AGeografia foi uma das manifestações dessas diferenças!!!!!!!!!!
! Em 1870, a França era governada pelo imperador Napoleão 3º,

sobrinho de Napoleão Bonaparte. Além de exercer uma política imperialista estabelecendo colônias na Ásia e na

Costa, S.M.F. da

2

África, Napoleão 3º pretendia transformar a França na primeira potência do continente europeu. Suas ambições chocaram-se com as doprimeiro ministro da Prússia, Otto von Bismarck, que realizou a primeira unificação da Alemanha.
! Bismarck provocou uma guerra contra a França para obter as

regiões da Alsácia e Lorena, situadas na fronteira francogermânica, ricas em ferro, elemento precioso para o desenvolvimento da ascendente indústria alemã. A derrota francesa consolidaria a unificação alemã.

ALSÁCIA - LORENA

! Noplano interno francês, uma parte significativa da burguesia, cansada das vaidades de Napoleão 3º, e o

Costa, S.M.F. da

3

proletariado de tendências socialistas, oprimido pelas práticas do capitalismo 'selvagem', resolveram proclamar a República cujo objetivo imediato era impedir a entrada das tropas alemãs em Paris.
! Para resistir ao inimigo, os parisienses alistaram-se em massa

naGuarda Nacional. Os alemães cercaram Paris. Os republicanos resistiram tenazmente, porém, em outra frente da guerra, uma ala numerosa do exército francês rendeu-se em Metz, na divisa entre França e Alemanha. Com isso, a burguesia apressou-se em negociar um armistício com os alemães, que foi assinado em janeiro de 1871.
! A vitória alemã significou a humilhação da França, que perdeu

as ricasregiões da Alsácia e Lorena, nascendo o ideal de revanchismo contra a Alemanha, uma das principais marcas da Terceira República criada em 1870.
! Foi nesse período que a Geografia Francesa se desenvolveu,

com o apoio deliberado do Estado Francês. Esta disciplina foi colocada em todas as séries do ensino fundamental, na reforma educacional efetuada neste período. frase do primeiro ministrofrancês demonstra a preocupação do governo com a Geografia: “A Guerra foi ganha pelos instrutores alemãs”.

! Um

! A

guerra havia colocado para a classe dominante a necessidade de se pensar o espaço, de fazer uma Geografia que desligitimasse a reflexão geográfica alemã e, ao mesmo tempo, fundamentasse o expansionismo francês;

Costa, S.M.F. da

4

! Paul

Vidal de Lablache será oprincipal veículo dessas transformações;

! A proposta de Vidal, comparativamente, tem um tom mais

liberal. Tece algumas considerações em relação à proposta de Ratzel: a) Critica a politização explícita das propostas de Ratzel, reforçando a idéia da necessidade da neutralidade do discurso científico; propõe, assim, uma despolitização aparente do temário da Geografia; b) Critica o caráter...
tracking img