Paul singer - cap. i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes de mais nada, gostaria de escrever um pouco sobre a vida de Paul Israel Singer, nascido numa família de pequenos comerciantes judeus, estabelecidos em Erlaa, subúrbio operário de Viena em 24de Março de 1932.
Em 1940, a Austria anexada a Alemanha com a perseguição aos judeus, sua família resolveu emigrar-se ao Brasil, radicou-se ao Brasil, onde já tinha alguns parentes estabelecidos emSão Paulo.
Em 1951 formou-se em eletrotécnica no ensino Médio da escola Getúlio Vargas em São Paulo, exercendo sua profissão apenas em 1952 e 1956.
Filiou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos aem SãoPaulo, militando no movimento sindical. Como trabalhador metalúrgico, liderou a histórica greve dos 300 mil, que paralisou a indústria Paulista por mais de um mês, isso em 1953.
Obteve cidadania em 1954.Estudou economia na Universidade de São Paulo, ao mesmo tempo em que desenvolvia atividade político-partidária, no PSB. Foi graduado em 1959, no mesmo ano participou da fundação da POLOP.
Em 1960,iniciou sua atividade docente na USP, como professor assistente. Em 1966, obteve o grau de doutor em sociologia com um estudo sobre desenvolvimento econômico e seus desdobramentos territoriais.
A tesedeu-se origem ao livro “ Desenvolvimento Economico e Evolução Urbana.
Entre 1966 e 1967, estudou Demografia em Princeton , nos Estados Unidos.
Em 1968 apresentou sua tese de livre docência,“Dinamica populacional e Desenvolvimento “ mesmo ano que tem seus direitos políticos cassados pelo AI-5 e ser aposentado compulsoriamente, em razão de seus atividades políticas.

Nessa época, com algunsoutros professores expulsos da universidade ou simplesmente discordantes do regime, como Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni, participa da fundação do CEBRAP - Centro Brasileiro de Análise ePlanejamento, que se constituiu em importante núcleo da intelligentsia brasileira de oposição à ditadura militar, então vigente no país. Atuou no Cebrap até 1988, quando foi Secretário Municipal de...
tracking img