Paul lazarsfeld

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paul Lazarsfeld
Sociólogo e educador austríaco-norte-americano nascido em Viena, que se projetou com suas pesquisas sobre comunicação e propaganda, principalmente radiofônica e, por isso, considerado um dos fundadores da moderna investigação de comunicação de massa. Filho de um advogado socialista ativo de classe média e cuja casa era um ponto de encontro de intelectuais e artistas das mais diversas correntes políticas. Foi educado em Viena, onde estudou até o seu Doutoramento em Matemática Aplicada com uma tese intitulada Die Perihewegung des Merkurn (1925) pela Universidade de Viena. Veio para a sociologia através de seus conhecimentos em matemática e métodos quantitativos, participando de vários primeiros estudos, incluindo o que foi possivelmente a primeira pesquisa científica deouvintes de rádio, em 1930-31. Fundou (1929) um instituto de pesquisa para psicologia social aplicada na capital austríaca e depois emigrou para os Estados Unidos (1933) onde se tornou diretor do Bureau of Applied Radio Research, na Princeton University, sob o patrocínio da Fundação Rockfeller, em um programa de pesquisa sobre Sociologia e Psicologia associada à comunicação. Depois do início daGuerra mudou-se para a University of Colúmbia, em New York (1940) com o mesmo programa renomeado para Bureau of Applied Social Research e como professor de sociologia (1940-1970). Seus estudos sobre os dados manifestos e as estruturas latentes é uma de suas contribuições mais significativas. Entre seus trabalhos, os de maior importância foram Radio and the Printed Page (1940) e RadioResearch (1941-1943), esta em colaboração com Hadley Cantril e Frank Stanton, e as obras hoje clássicas, The People’s Choice (1944) e Voting (1954), sobre suas pesquisas no campo da sociologia eleitoral. Com Parsons e Merton, Lazarsfeld fecha o triunvirato funcionalista que vai dominar a sociologia americana durante as décadas de 40 e 50 do século XX. Conselheiro, no pós-guerra, da Fundação Ford para odesenvolvimento e a reorganização das Ciências Sociais na Europa, Lazarsfeld assume por vários anos a presidência da Associação Americana de Sociologia.
Lazarsfeld morreu em 1976 (Nova York). Ele tinha um filho, Robert Lazarsfeld, agora um professor de matemática na Universidade de Michigan, que publicou uma positividadeem Geometria Algébrica (Springer), em 2004.
Principais ideias
Grandes interesses deLazarsfeld foram baseados na metodologia da pesquisa social e o desenvolvimento dos institutos de formação e investigação nas ciências sociais. Devido à originalidade e diversidade de suas idéias, sua energia e magnetismo pessoal, seu estilo único de colaboração com alunos e colegas, e a produtividade dos institutos de pesquisa que ele estabeleceu, e sua influência sobre a sociologia e investigaçãosocial – tanto nos Estados Unidos e na Europa – foi profunda. Seus colaboradores e alunos aprenderam muito com ele e muito contribuiu para sua fama.
Foi um dos fundadores da análise norte-americana sobre os meios e seus efeitos na formação da opinião pública. Um dos primeiros estudos de Lazarsfeld foi sobre a influência dos meios nas práticas eleitorais em Ohio. Os resultados foram publicados emseu livro “The people’s choice”. Este sem dúvida foi o primeiro grande estudo sistemático sobre a chave da formação e evolução da conduta eleitoral. Tal estudo se relaciona com a personalidade dos eleitores, sua formação, critério e influência dos meios na tomada de decisão. O seu principal meio estudado foi o rádio.
Em 1955, publicou juntamente com E. Katz “Personal Influence: The part played bypeople in the flow of man communications”. A obra foi fruto de uma investigação feita sobre a influência dos meios de comunicação sobre os líderes de opinião e sobre a opinião pública, realizada na cidade de Middle West. Katz e Lazarsfeld rompem com as explicações precedentes oferecendo um valor ilimitado a influência dos meios.  Outra teoria de Lazarsfeld é do ‘Two step flow of communications’...
tracking img