Pau brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando chegaram ao Brasil, os portugueses se depararam com uma árvore que produzia um corante vermelho e uma madeira resistente de cor forte e muito semelhante a brasas em fogo, portanto, nada maisnatural do que terem transposto o nome de Pau–Brasil, o nome de nosso país teve origem nesta árvore.
Pau-brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpiniapresentes na região da Mata Atlântica brasileira.
A árvore alcança entre dez e quinze metros de altura e possui tronco reto, A casca é pardo-acinzentada, ecostuma descamar, nos pontos onde descamou acoloração é pardo-avermelhada.As folhas são divididas em 5 a 6 folíolos e estes subdivididos em 6 a 10 pares de folíolos ainda menores. Os ramos novos apresentam acúleos. As flores são amarelas,perfumadas e apresentam a pétala maior manchada de vermelho escuro. Os frutos são vagens que também apresentam acúleos. Na árvores são verdes e depois adquirem a coloração marrom.
Folíolos : são subdivisõesdas folhas das plantas vasculares.
acúleo: aguilhão, espinho, ferrão, ponta.
Consta ter existido no passado exemplares de até 30 m de altura e diâmetro de 50-70 cm. Um exemplar antigo cultivado noJardim Botânico do Rio de Janeiro possui 25 m de altura e 60 cm de diâmetro.
Uma das características mais importantes do pau-brasil é a madeira pesada com a presença interna de um extrato que gerauma espécie de resina vermelha. Por ser de alta qualidade, a madeira desta árvore é muito usada na fabricação de instrumentos musicais como, por exemplo, violinos, harpas e violas.
A resina vermelhaera utilizada pela indústria têxtil europeia como uma alternativa aos corantes de origem terrosa e conferia aos tecidos uma cor de qualidade superior. Isto, aliado ao aproveitamento da madeira vermelhana marcenaria, criou uma demanda enorme no mercado, o que forçou uma rápida e devastadora "caça" ao pau-brasil nas matas brasileiras. Em pouco menos de um século, já não havia mais árvores...
tracking img