Patrocinio esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISICA
PATRICIONIO

Pesquisa apresentado à disciplina de educação física, ministrada pelo professor ______, para obtenção parcial da nota do curso do segundo ano de Contabilidade, da Escola Municipal Leandro Franceschini.



Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. LEIS 4
3. COMO CONSEGUIR 8
4. INFLUÊNCIA (INTERFERÊNCIA DO PATRICIONADOR NA VIDA E DESEMPENHO DO ATLETA)9
5. QUEM GANHA E QUEM PERDE 9
6. O QUE LEVA O ATLETA A BUSCÁ-LOS 9
7. CONCLUSÃO 11
8. Bibliografia 12

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, sabe-se o quanto o esporte tem influenciado a vida das pessoas. Para um país como o Brasil o esporte é, hoje, um dos fatores que consegue trazer alegrias para o povo, justamente pelas emoções que proporciona.
 Junto a isso, as crises financeiras naeconomia nacional, e o aumento da concorrência na disputa pelo mercado consumidor do país, têm obrigado as empresas de diversos segmentos a estabelecer novas ferramentas para atrair e chamar a atenção de seus consumidores. O marketing de patrocínio esportivo é uma delas. Além de investirem em mídia de massa as empresas apostam no esporte como um caminho para consolidar suas marcas. Dentre asempresas de vários segmentos, é notável o crescimento de instituições de ensino superiores privadas presentes em atividades esportivas e utilizando-se o patrocínio esportivo.
Nesse trabalho de pesquisa será a abordado as leis, como conseguir, a influência (interferência do particionador na vida e desempenho do atleta), quem ganha e quem perde e, por fim, o que leva o atleta a buscá-los.


LEISSancionada em dezembro de 2006, a Lei de Incentivo ao Esporte (11.438), permite que patrocínios e doações para a realização de projetos esportivos e para desportivos sejam descontados do Imposto de Renda devido por pessoas físicas e jurídicas.
Entende-se por projeto desportivo o conjunto de ações organizadas e sistematizadas por entidades de natureza esportiva, destinado à implementação, àprática, ao ensino, ao estudo, à pesquisa e ao desenvolvimento do desporto, atendendo pelo menos uma das manifestações desportivas previstas no art. 4º do Decreto de Regulamentação (6.180/2007).
De acordo com o Decreto, pessoas físicas podem descontar até 6% do Imposto de Renda devido, e pessoas jurídicas, até 1%.
Os projetos serão apresentados pelas entidades interessadas à Comissão Técnica quefará a avaliação dos mesmos. A comissão tem como presidente o diretor de programa do Ministério do Esporte e reúne também os assessores do Ministério do Esporte e os representantes indicados pelo Conselho Nacional do Esporte.

As cláusulas da lei são essas, segundo o site planalto.gov.br :
Art. 1o  A partir do ano-calendário de 2007 e até o ano-calendário de 2015, inclusive, poderão serdeduzidos do imposto de renda devido, apurado na Declaração de Ajuste Anual pelas pessoas físicas ou em cada período de apuração, trimestral ou anual, pela pessoa jurídica tributada com base no lucro real os valores despendidos a título de patrocínio ou doação, no apoio direto a projetos desportivos e paradesportivos previamente aprovados pelo Ministério do Esporte. (Redação dada pela Lei nº 11.472, de2007)
§ 1o  As deduções de que trata o caput deste artigo ficam limitadas:
I - relativamente à pessoa jurídica, a 1% (um por cento) do imposto devido, observado o disposto no § 4o do art. 3o da Lei no 9.249, de 26 de dezembro de 1995, em cada período de apuração; (Redação dada pela Lei nº 11.472, de 2007)
II - relativamente à pessoa física, a 6% (seis por cento) do imposto devido na Declaraçãode Ajuste Anual, conjuntamente com as deduções de que trata o art. 22 da Lei no 9.532, de 10 de dezembro de 1997.
§ 2o  As pessoas jurídicas não poderão deduzir os valores de que trata o caput deste artigo para fins de determinação do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL.
§ 3o  Os benefícios de que trata este artigo não excluem ou reduzem outros...
tracking img