Patristica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Patristica
Dá-se o nome de patrística à fase da fundamentação e da fixação dos dogmas cristãos. Essa grande obra foi realizada pelos primeiros padres da Igreja, nos primeiros séculos da era cristã.Entre os elementos representantes da patrística, temos os apologistas, como São Justino, Taciano, Santo Hipólito, São Irineu, etc, cuja obra consistiu na defesa do cristianismo dos ataques vindos dosfilósofos gregos.
Entretanto, não foram indemnes às influências das outras escolas, incorporando muitos dos princípios, que eram expostos nas doutrinas dos combatidos, sempre, naturalmente,coerenciando-as com os princípios cristãos.
Na realidade, os primeiros padres fizeram uma obra de ecletismo, aproveitando da filosofia clássica tudo que não desmentisse os princípios do cristianismo e queviesse em seu auxílio, para corroborar os princípios que dominavam a nova doutrina, que surgia para completar o afã de salvação, agora sob um ângulo totalmente novo.
O homem era salvo por Deus, que seencarnava em homem (Jesus Cristo), para, pela sua morte e, posteriormente, por sua ressurreição, abrir-lhe o caminho do céu. Surgem, depois, os primeiros teólogos sistemáticos, como São Clemente deAlexandria, Orígenes, São Basílio de Cesaréia, São Gregório, etc, os quais estabeleceram os dogmas de um modo definitivo ante as heresias e os desvios que sucederam no cristianismo nas primeiras épocas.A patrística compreende toda a fase da atividade teológico- filosófica e religioso-política (que também se chama patrologia).
É difícil estabelecer-se onde termina a patrística e onde começa aescolástica, que a sucede, e que iremos examinar em breve.

Dada a culminante grandeza de Agostinho, a Patrística divide-se em três períodos: antes de Agostinho, Agostinho, depois de Agostinho.
SantoAgostinho (354-430), nasceu na Numídia (África). Por influência de Santo Ambrósio, adotou o cristianismo. É extraordinária a significação de Santo Agostinho como filósofo e como religioso, pois é a...
tracking img