Patrimonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2011/2012
Trabalho Pratico Nº2
Património Imóvel e Património Intangível
O seu nome de utilizador

Índice
Introdução 3
Património imóvel-Monumentos Civis 4
Património imóvel- Militares 6
Património imóvel- Religiosos 7
Património imóvel- Solares 8
Patrimónios Intangível - Conto 9
Patrimónios Intangível – Superstições 10
Patrimónios Intangível – Costumes 11
PatrimóniosIntangível – Crendices 12
Patrimónios Intangível – Mitologia 13
Patrimónios Intangível – Tradições 13
Patrimónios Intangível – Lendas 16

Introdução

Este trabalho foi proposto no âmbito da disciplina de Área de Expressões, no módulo doze, denominado Arte e Património e Tradição. Este trabalho tem como objetivo conhecer o património imóvel e património intangível.
Entende-se porpatrimónio imóvel um conjunto de elementos de tipo arquitetónico, urbano ou paisagístico com qualidade intrínseca e significativo valor coletivo, social ou cultural. Por si só, a extensão e pluralidade deste conceito justificam a inclusão, desde logo, neste inventário de espécies fruto da mais recente arquitetura contemporânea a par de outras cuja construção poderá datar do início do povoamento das ilhase, bem assim, elementos imóveis aparentemente pouco apelativos em relação a construções visivelmente notáveis. Assim, podemos concluir que o património imóvel é o património que não pode ser movido.
O património intangível ficou definido como sendo "os usos, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – juntamente com os instrumentos, objetos, artefactos e espaços culturais que lhe sãoinerentes – que as comunidades, os grupos e em alguns casos os indivíduos reconheçam como parte integrante do seu património cultural". O património intangível resulta de técnicas como: técnicas artesanais tradicionais, as artes do espetáculo, os usos sociais, rituais e atos festivos, as tradições e expressões orais (como a língua, os dialetos e jargões e a literatura oral) e os conhecimentos eusos ligados ao Universo e à Natureza. Este género de património é transmitido sobretudo por via geracional, fazendo justiça ao nome de "património" ("algo que provém dos pais"), e por meio oral, o que o torna tão efémero e necessitado de proteção e valorização. A necessidade de classificação deste género de património cultural proveio do facto de em cada geração se encarar e recrear o patrimóniotransmitido pelos pais de uma forma mais ou menos diversa, sendo que na época contemporânea houve um progressivo desinteresse dos jovens pelas formas de cultura dos seus pais e antepassados.
Património imóvel-Monumentos Civis

As origens do mosteiro de Vila Boa do Bispo recuam aos derradeiros anos do século X ou primeiros da centúria seguinte. Entre 990 e 1022 (ou em 1008, como pretendem algunsautores (MONTEIRO, 1996, p.85)), um primitivo cenóbio foi fundado por D. Mónio Viegas, o Gasco, cavaleiro francês que combateu al-Mansur e alcançou grande prestígio nesta secção relativamente interior de Riba-Douro. De 1022 é uma discutida inscrição (realizada em data posterior a essa data) na tampa de um sarcófago existente no claustro, que indica ter sido o túmulo de D. Mónio e de dois dos seusfilhos. O facto de se tratar de uma inscrição posterior à data efetivamente epigrafada, porém, levou Mário Barroca a equacionar a hipótese de se tratar de uma legenda do século XIII, eventualmente realizada por "algum descendente da linhagem dos Gascos em busca de prestígio social" (BARROCA, 2000, p.76).
Até à segunda metade do século XII, a história deste Mosteiro está envolta em lendas eatribuições duvidosas. De acordo com antigas crónicas, existia uma inscrição de 1035, associada ao sarcófago do bispo portuense D. Sesnando, cujos restos mortais foram trasladados para a parede Sul do templo em 1142, por ordem de D. Pedro Rabaldes, outro prelado do Porto. No entanto, quer a indicação de 1035, quer a de 1142 (data que algumas crónicas indicam ter estado epigrafada numa pintura mural...
tracking img