Patrimonio regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia

Marcos Junqueira

Produção Textual Interdisciplinar EM GRUPO:
Culturas Patrimoniais Regionais

Serrinha
2012

Marcos Junqueira

Produção Textual Interdisciplinar em grupo do 6° Semestre apresentado da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL.

Serrinha
2012

* Sumário

1.CONCEITO DE PATRIMONIO.............................................................................. 4
2.INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 5
3.DESENVOLVIMENTO ........................................................................................... 6
4.CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................8
5.REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 9

1.CONCEITO DE PATRIMÔNIO


Faz-se necessário um pequeno esboço histórico da noção de Patrimônio, para compreender melhor o desenvolvimento deste trabalho. O vocábulo Patrimônio refere-se, originalmente, à herança paterna, ou seja, aos bens materiais transmitidos depai para filho. Daí o termo, ainda hoje, referir-se à herança familiar. A extensão do uso do termo como herança social aparece na França pós-Revolucionária, quando o Estado decide tutelar e proteger as antiguidades nacionais às quais era atribuído significado para a história da nação. De acordo com TEIXEIRA (2004):
“O conjunto de bens entendidos como herança do povo de uma nação foram entãodesignados como Patrimônio Histórico. Importante observar que em sua acepção original, incluía não apenas os bens imóveis, mas também os bens móveis, tais como acervos de museus e documentos textuais.
As definições para o Patrimônio Cultural tendem a se tornar mais abrangentes, sobretudo a partir dos anos 80, assumindo definitivamente uma visão mais holística de cultura. Esta nova perspectiva ganhaum aliado de peso na direção do IPHAN: Aloísio Magalhães, que produz um profundo redimensionamento do debate em relação às políticas culturais de preservação. Durante sua administração se consolida um novo olhar a respeito do Patrimônio Cultural. É baseado nesse olhar que se pretende pautar as ações deste trabalho, valorizando a cultura regional e estando abertos para incorporar novos tipos dePatrimônio que possam ser reconhecidos.
Neste sentido, no presente trabalho pretende-se discutir o conceito de Educação Patrimonial e fornecer subsídios para a implementação de ações de reconhecimento do Patrimônio Cultural no município de Serrinha, Estado da Bahia, cidade rica em manifestações culturais que vem se perdendo através dos tempos.

2.INTRODUÇÃO

Falar do município de Serrinhapressupõe relembrar um pouco de sua historia, ou seja, lembrar dos fatos importantes e peculiaridade que possibilitam a compreensão da historia política e social.
As terras de um sitio rodeadas por pequenas serras, deu a origem do nome Serrinha. Esta que no século passado o povo tinha hábitos idênticos aos de uma típica família rural portuguesa. Era a base da organização social, com influencias dacultura branca européia e do negro africano. As atividades agrícolas eram voltadas para a produção de cereais, mandioca, batata e da pecuária. E com a construção da estrada de Ferro muda-se o perfil de Serrinha. É importante frisar que a cidade nunca foi grande produtor de sisal, mas desempenhou papel importante no financiamento da cultura. Ate industrializou com uma fabrica instalada no bairro doCruzeiro.
O clima é seco e semi-árido com dias quentes e noites amenas. Durante a seca há perdas na produção agropecuária, escassez de alimentos nas feiras livres e decresce a utilização da mão-de-obra.
O homem local tem a característica própria do sertanejo. A maioria da população e constituída por brancos descendentes de portugueses. Há mestiços, caboclos e negros. A figura típica é do...
tracking img