Patrimonio liquido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PATRIMÔNIO LIQUIDO

CONCEITO

Em contabilidade, o termo patrimônio tem duplo sentido, podendo ser interpretado como sinônimo de ativo ou como o direito de pessoas e empresas sobre a propriedade dos ativos.

Quando um empresário diz:”O Patrimônio de minha empresa é de dez milhões” de reais, ele quer dizer “o ativo de minha empresa é de dez milhões.” Ativo e patrimônio são usados comosinônimos. No entanto, se o empresário disser: ”Meu patrimônio na empresa é de dez milhões. Nesse caso patrimônio significa a parcela de capital que o investidor considera como sendo seu direito de propriedade.

O ativo tem várias fontes de financiamento – acionistas, banqueiros, fornecedores, além de outros grupos que participam direta ou indiretamente como o governo e os empregados. A soma detodas estas fontes de financiamento é igual ao valor do ativo e representa o patrimônio dos financiamentos do ativo. Podemos então dizer que:

ATIVO = PATRIMÔNIO OU DIREITOS DE PROPIEDADE

A posse desses direitos de propriedade sobre o ativo é dividida em dois grupos principais:
a) os que contribuíram com capital sobre forma de financiamento a longo prazo. Tem direito a juros e ao retornodo principal em prazo definido e é parte de uma seção do balanço denominada Exigível a longo prazo ou Passivo não corrente.

b) os que contribuíram com capital sem prazo definido de retorno e participam dos lucros, reinvestindo-o na empresa ou recebendo dividendos e ainda controlam a gestão da empresa. Suas contribuições de capital vão para a conta chamada Capital Social, parte do PatrimônioLíquido.

Existe ainda um terceiro grupo (c) com direitos sobre o Ativo, que não recebem juros ou dividendos. Os recursos são classificados nas contas de fornecedores de materiais e serviços, os salários a pagar, empréstimos de curto período e impostos devidos aos governos federal, estadual e municipal. Os contadores chamam esse grupo de contas como Exigível a curto prazo ou Passivo corrente.A separação dos portadores de direitos de propriedade por tipo de tipo de financiador nos leva à equação fundamental da contabilidade:

ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO

O passivo representa as obrigações da empresa para com terceiros (grupos a e c) e o patrimônio líquido a parcela do ativo total que pertence aos acionistas (grupo b). O passivo representa o direito que os credorestêm sobre o passivo total, isto é,a parcela do ativo financiada por banqueiros, fornecedores e outros parceiros vinculados à empresa. Quando se deduz essa parcela do total do ativo, tem-se o patrimônio líquido, que são os direitos pertencentes aos acionistas. Ou seja:

ATIVO - PASSIVO = PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Fica claro que são os acionistas os principais beneficiários do lucro líquido. Odesenvolvimento do comércio e do mercado financeiro provocou a criação de novos títulos financeiros (ações preferenciais) e outros participantes interessados nas empresas, como fundo de pensão de empregados e portadores de título híbridos que não são nem obrigações nem ações (ex: debêntures conversíveis).

TEORIAS DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

TEORIAS DE DIREITO DE PROPIEDADE

Ao longo do tempodesenvolveram-se algumas teorias sobre os direitos de participação dos proprietários. As duas mais usadas são a teoria do proprietário. As duas mais usadas são a teoria do proprietário e a teoria da entidade.

TEORIA DO PROPRIETÁRIO
Segundo essa teoria, a equação (3) é a que melhor espelha a situação patrimonial do acionista. Parte-se da premissa de que os ativos pertencem ao proprietário e ospassivos constituem obrigações desse mesmo proprietário. A diferença residual representa a sua riqueza líquida.

A teoria do proprietário se identifica mais com as firmas individuais e empresa familiares, pois a pessoa do proprietário e a gestão empresarial acabam se misturando, e o resultado líquido obtido através do desenvolvimento das atividades da empresa se incorpora ao patrimônio do...
tracking img