Patrimonio liquido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PATRIMÔNIO LIQUIDO:
Patrimônio líquido consiste no valor investido pelos sócios na empresa, ou ainda o valor "prometido" pelos sócios para ser investido na empresa. Além disso, na contabilidade,também faz parte do Patrimônio líquido as reservas feitas pela empresa (essas reservas servem, por exemplo, para cobrir um possível prejuízo que a empresa tenha) e ainda os lucros ou prejuízos que aempresa teve. O patrimônio liquido divide-se em:

.2 Capital Social: O capital social tem saldo credor e representa o valor aplicado pelo(s) sócio(s) na empresa. Ou seja é o investimento inicial daentidade. Pode ser aumentado ou mesmo diminuído ao longo do tempo. Em termos de gestão e administrativos é comumente chamado de Capital Próprio, ou seja, valor da empresa que se auto-financia.

.3Reservas: As reservas muito importantes para o crescimento ou para quando as empresas necessitarem, são um importância lançada no passivo da empresa e não constituem obrigações para terceiros, e porsua vez se subdividem em Reservas de Capital, Reservas de Reavaliação, Reservas de Lucro.
3.3.1 Reservas de Capital: Representam recursos dos proprietários ou de terceiros que aumentam o ativo daempresa mas não transitam pelo resultado, ou seja, não se constituíram em receitas.

3.3.2 Reservas de Reavaliação: Reserva de reavaliação é a contrapartida do registro de reavaliações espontâneas doativo permanente, as quais devem ser efetuadas por três peritos ou empresa especializada e aprovada pela Assembléia de Acionistas.

3.3.3 Reservas de Lucros: As reservas de lucros tem como base oLucro Liquido do Exercício e são constituídas através de apropriação do lucro da empresa com objetivos e regras definidos. A legislação vigente entra em detalhes sobre critérios para constituição dessasreservas, uma vez que as mesmas influenciam diretamente o resultado á disposição dos acionistas.

3.4 Formação de Resultado: A formação de uma empresa é, sem duvida, uma forma de investimento, e,...
tracking img