Patrimonio historico e cultural - olinda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO

Olinda é dona de uma rica gastronomia, de detalhado artesanato, e possui grande cultura popular. A cidade é conhecida mundialmente pelos seus Bonecos Gigantes e o frevo, e não só exibe seu título de Patrimônio desde 1982, como também foi eleita a Primeira Capital Cultural do Brasil, em 2006. Na cidade patrimônio histórico convivem duas vocações bem distintas, uma, a vocaçãoreligiosa, e outra a festa profana do rei momo.
A preservação desse sítio histórico começou na década de 1930, quando os principais monumentos foram tombados. A partir daí foram promovidas várias ações no sentido de preservar todo o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município. O sítio foi declarado, em 1980, Monumento Nacional, pelo Congresso Nacional, e, em 1982, reconhecido comopatrimônio mundial pela UNESCO.

HISTÓRIA

Olinda está situada a apenas 6 km da cidade do Recife, capital do estado. É banhada pelas praias do litoral norte, seu acesso é feito por modernas rodovias e um eficiente sistema de transporte urbano. Com aproximadamente 394.850 habitantes (IBGE/2008), é uma das cidades coloniais do Brasil mais bem preservadas. Foi a segunda cidade brasileira a serdeclarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1982.
O inicio de Olinda foi em 1535. Quando o donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, ao passear pelo litoral de sua capitania, descobriu um local estrategicamente ideal, as colinas de Marim, na época habitada por Caetés.
Decidiu então apossar-se da área, estabeleceu-se no ponto culminante de Olindaentre as igrejas da Catedral e da Misericórdia. Um sítio protegido pela altura descortinando o mar, com um porto natural formado pelos arrecifes, água em abundância, terras férteis, e fácil de defender. Construiu ali um castelo com o objetivo de defender-se dos ataques e de alojar toda a sua gente.
Com a extração do pau-brasil e a cultura da cana-de-açúcar, Olinda tornou-se um dos maisimportantes centros comerciais da colônia. Enriqueceu tanto que disputou com a Corte portuguesa em luxo e ostentação.
Com a chegada das primeiras ordens religiosas em 1580, foi feita a catequização dos índios, que foi de fundamental importância para a conquista definitiva das terras.
Em 1630, a Holanda invadiu a cidade de Olinda e conquistou o estado. Apropriados da cidade, os holandeses seestabeleceram junto ao porto e abandonaram Olinda. Em 1631, os holandeses retiraram todos bem materiais nobres e incendiaram a cidade, partindo para Recife, que então começa a prosperar sob a administração holandesa. Em 1654, os holandeses foram expulsos e iniciou-se a lenta reconstrução de Olinda.

Parte inferior do formulário

PATRIMÔNIOS MATERIAIS DE OLINDA

Igreja de São Salvador do Mundo (Igrejada Sé)
Inicialmente, assim como a maioria das igrejas de Olinda, foi erguida em taipa, pelo donatário de Pernambuco, Duarte Coelho, foi à primeira construída no Brasil. Em 1584 iniciou-se sua primeira reforma.
Sua fachada é em estilo colonial renascentista e barroco. Possui três portas em madeira ladeadas por colunas, que só foram construídas em 1713.
A igreja da Sé possui duas capelas emestilo barroco, ricamente decorada com detalhes em ouro. Possui belos quadros pintados a óleo, e moveis em jacarandá.

Basílica e Mosteiro de São Bento
A fundação do Mosteiro de São Bento e A Igreja de Nossa Senhora do Monte remontam aos primeiros tempos da colonização portuguesa no Brasil.
A igreja é uma das mais antigas de Olinda. No século XVI foi doada aos Beneditinos, funcionando comoMosteiro de São Bento. Atualmente, lá funciona o Mosteiro das Monjas Beneditinas.
A decoração interna é muito rica, destaca-se o magnífico altar-mor, em madeira de cedro e folheado a ouro. O teto da capela é decorado com pinturas que representam passagens da vida do fundador da Ordem e de seus monges.
A sacristia é a mais rica de Olinda, com móveis esculpidos em cedro, decoração com espelhos de...
tracking img