patrimonio cultuaris e naturais

757 palavras 4 páginas
Genética Animal – Alelos múltiplos

1

Alelos Múltiplos:

‫ ﺨ‬Alelos:
Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene, ocupando um dado locus num cromossomo. Consiste em uma seqüência de núcleotídeos de um gene específico.
Um alelo pode ser mutante, resultando em um fenótipo alterado, ou selvagem, caracterizado por um produto gênico ativo e um fenótipo
“normal”.
Indivíduos diplóides → cromossomos homólogos → 2 alelos do mesmo gene

‫ ﺨ‬Alelos múltiplos ou polialelia:

Quando existem mais de dois alelos para um dado gene em uma espécie. Assim, um locus específico pode ser ocupado por uma série de alelos múltiplos, de forma que um indivíduo diplóide possa apresentar quaisquer dois alelos de um gene. Eles produzem variabilidade genética na população.

1

Genética Animal – Alelos múltiplos

2

► Exemplos de polialelia:
1) Alelos sangüíneos ABO em seres humanos:

O locus ABO tem 3 alelos comuns: IA, IB e i. O locus controla o tipo de glicosídeo encontrado na superfície do eritrócito.Um determinado glicolipídeo fornece determinantes antigênicos que reagem com anticorpos específicos presentes no soro sangüíneo.
O alelo i é recessivo.
Os alelos IA e
IB são co-dominantes, ou seja, indivíduos heterozigotos IAIB têm tanto antígeno A como B nas hemáceas, sendo essas proteínas detectadas isoladamente na corrente sangüínea. Porém, indivíduos AB não apresentam anticorpos anti-A e anti-B. Assim:

2

Genética Animal – Alelos múltiplos

2) coelhos: 3

Alelos determinantes da cor de pelagem em

As evidências disponíveis indicam que um determinado locus pode mutar em várias direções muitas vezes na história de uma espécie.
Os vários membros da série de alelos em coelhos indubitavelmente surgiram em diferentes épocas e locais como mutações de um gene ancestral, muito possivelmente o c+.
→ Pelagem Agouti:
Pêlos divididos em 3 bandas, sendo a parte próxima da pele cinza sucedida de uma banda amarela e uma

Relacionados