Patrimônio intelectual uma riqueza oculta

Páginas: 4 (888 palavras) Publicado: 24 de dezembro de 2010
PATRIMÔNIO INTELECTUAL, UMA RIQUEZA OCULTA.

Andréa Aparecida Ferreira
Marcelo Bernal
Sônia Maria Splendor
Telma Carreira Frate
Curso de Ciências ContábeisPólo Etip – Santo André, SP
Orientador: Prof. Nivaldo Donizete Perentelli

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar formas eficazes de mensurar o PatrimônioIntelectual de uma empresa e provar que esta ferramenta pode trazer benefícios às organizações, acreditamos que com esta medida nas demonstrações contábeis haverá maior motivação para elevação do nívelintelectual dos indivíduos de forma geral, e maior incentivo por parte dos empresários para com seus empregados, é comprovado a grande utilidade e importância do Patrimônio Intelectual por serconsiderado um novo conceito de administração de empresas.

Palavras-chave: Mensurar, Patrimônio Intelectual e Organizações.

INTRODUÇÃO

Quando falamos da palavra Patrimônio, pensamos emvalores, esta palavra é representada pelo conjunto de bens que o proprietário da empresa possui, este Patrimônio pode ser dinheiro, imóveis, veículos, promissórias, etc. Neste trabalho, o PatrimônioIntelectual será tratado como o conjunto de informações de conhecimentos encontrados nas empresas, onde agregam ao produto ou serviços valores mediante a aplicação da inteligência e não do capitalmonetário.
Todo bem material que possui um valor econômico atribuído a ela é capaz de satisfazer as necessidades humanas, estes bens podem ser tangíveis e intangíveis, entendemos como intangível algoque não pode ser tocado ou que não possui existência física. Hoje em dia está crescendo o interesse das empresas em investimentos intangíveis que serão capazes de produzir benefícios futuros.
OPatrimônio Intelectual é um recurso obtido exclusivamente dos seres humanos, esta inteligência atuando dentro de uma organização trará resultados que será demonstrado dentro do Balanço Patrimonial,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capital intelectual: o conhecimento como gerador de riquezas para as entidades
  • Importancia do capital intelectual na composicao do patrimonio das organizacoes
  • PATRIMÓNIO HISTÓRICO EM RUINAS: MEMOÓRIA A PRESERVAR E RIQUEZA A EXPLORAR – A PERSPECTIVA DA...
  • Riqueza
  • Riqueza
  • a riqueza
  • Nossas riquezas
  • riqueza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!