PatriciaSaraivaMorato atividade 2

466 palavras 2 páginas
Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Letras - T112A
Tarefa: Atividade 2.2: Atividades de Pesquisa em Ciências Humanas Primeiramente assista ao vídeo “Práticas Sociais da Linguagem”e anote o que achar interessante da entrevista da graduanda Andressa, que conta como a disciplina Linguística Aplicada despertou seu desejo de realizar pesquisa na subárea de Práticas Sociais da Linguagem.

Utilize as seguintes perguntas para realizar a atividade!
1. Como Andressa entende a Linguística Aplicada?
2. Por que Andressa diz que a Linguística teórica é considerada “in vitro”?
3. Andressa comenta 4 subáreas da Linguística Aplicada e explica a relevância da subárea Relações Sociais Mediadas pela Linguagem. Como você pensaria em uma pesquisa nessa subárea?
Releia as situações apresentadas na seção 1.1 do Guia de Estudos. Releia também como um pesquisador pode preparar atividades para investigar uma situação-problema (observação, descrição, comparação, análise e síntese). Elabore um texto com aproximadamente 20 linhas, apresentando sua proposta de pesquisa.

Comunicação bem sucedida entre discentes e docentes do curso de Letras/lnglês a distancia
Considera-se relevante a diferença entre a Linguística Aplicada que busca a teoria na realidade retornando depois na tentativa de encontrar uma teoria que se adéqua aquela prática ou situação-problema e, posteriormente a devolve para prática ou realidade. Sendo então baseada em dados reais enquanto que a Linguística Teórica nem sempre os dados são reais e quando são, ficam apenas como teoria sem a prática e realidade. A Linguística Aplicada revela-se em quatro subáreas onde Relações Sociais Mediadas pelo uso da linguagem é a mais interessante. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo verificar a ocorrência da comunicação bem sucedida entre discentes e docentes do curso de Letras/lnglês à distancia. Esta comunicação entre eles tem algum obstáculo ou carências, como ela é realizada, causa dúvidas em excesso, gera desconforto ou

Relacionados