PATRICIA GALVÃO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 39 (9654 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA

IVANDELMA LIMA PACHECO













“ A VIDA DE PATRÍCIA GALVÃO”


















Mogi das Cruzes
2013







IVANDELMA LIMA PACHECO










“A VIDA DE PATRÍCIA GALVÃO ”












Trabalho apresentado ao Curso História da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para conclusão de curso de licenciatura de História


Orientador: Profª .Solange Martins








Mogi das Cruzes
2013































A DEUS,
pela minha existência, porque nada nos é possível se não for de Sua vontade.
AGRADECIMENTOS


Meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que dealguma forma doaram um pouco de si para que a conclusão deste trabalho se tornasse possível: Ao meu marido pelo companheirismo durante esta jornada,aos meus filhos pela compreensão.
A amigos,em especial a Drª. D´Eua amiga de todas as horas,aos professores, e principalmente a Deus que nos acompanha e nos dá força para continuar a lutar por aquilo em que acreditamos.

A professoraorientadora, Janaína e a Tutora Bernadete pelo auxílio, disponibilidade de tempo e material, sempre com uma simpatia contagiante.

Aos colegas de turma pela espontaneidade e alegria na troca de informações e materiais numa rara demonstração de amizade e solidariedade.
Agradeço também a todos que de alguma forma me ajudaram a conhecer Pagú
E finalmente a todos os professores da universidade pelocarinho, atenção, dedicação e entusiasmo demonstrado ao longo do curso.



























“Sonhe,tenha até pesadelos se for preciso,mas sonhe"
PATRICIA GALVÃO
RESUMO



A Pagu,foi escândalo na época em que viveu.Mulher corajosa,avançada,cheia de ideias.Queria mudar o mundo,queria mudar as mulheres,os homens,a mentalidade tacanha das pessoas.
Uma artistarevolucionária que enfrentou as convenções de sua época e com uma atuação que a tornou um ícone histórico de São Paulo no começo do século XX. Era o começo da industrialização na cidade de São Paulo ,operária vinha de diversas partes,o Brasil já não era mais u pais escravista e a cafeeira já não era mais o grande foco.
E neste contexto de industrialização ,quando tambem surge as primeiraslutas operárias que Pagu se encaixa com toda a sua força e rebeldia.
Patrícia Redher Galvão,nascida na cidade de São João da Boa Vista,na casa 21 da rua são João e estabelecida na capital de São Paulo aos ,Pagu fez tudo que uma moça bem comportada não devia fazer.Primeiro apaixonou-se aos 12 anos pelo ator Olimpio Guilherme e com ele teve sua iniciação sexual.
aos 15 já piblicava textos edesenhos nos jornais,aos 17 anos conheceu os modernistas especialmente Tarcila do Amaral e Oswald de Andrade.
aos 21 anos entrou para o partido comunista.
Uma alternância de ousadias e sofrimento vai compor daí em diante sua vida.Entre ousadias ,contam-se ter resistido com um revolver na mão a invasão do jornal homen do povo com quem editava com Oswald;ter muitos anos depois; esbofeteadoAdhemar de Barros durante uma visita do mesmo "a casa de detenção onde a mesma se encontrava presa no Rio.
Entre os sofrimentos:ter passado fome enquanto,em obediencia a determinações do partido,levava uma vida proletária;ter permanecido presa por quatro anos e meio,e sido torturada.No intervalo entre ousadias e sofrimentos construiu uma obra literária desigual.
Rodou Mundo.Esteve nos EstadosUnidos,Japão,China,Polonia,Rússia,Alemanha e França.
Enquanto visitou a China ganhou do imperador chines mudas de soja,que as enviou ao Brasil e com isso perpetrou a facanha mais surpreendente de sua biografia.Pagu é a introdutora da soja no Brasil.Casou-se duas vezes,teve dois filhos e morreu de câncer aos 52 anos.







palavras chave: Pagu:comunismo,militancia

SUMÁRIO


I...
tracking img