Patrícia leitão

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2011
Agrupamento de Escolas de Arga e Lima

Actividade Prático-Laboratorial 1.3

Determinação de constantes físicas, densidade relativa de um sólido

Relatório realizado pelos alunos do 10ºA:
* Romeu Viana Nº19
* Sebastião Rocha Nº22
* Patrícia Leitão Nº23

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Física e Química A

Ano lectivo 2010/2011


IntroduçãoAlgumas propriedades físicas como a densidade relativa, o ponto de ebulição e o ponto de fusão são características de uma substância.
Os valores encontrados para essas grandezas são indicativos do grau de pureza da amostra.
O objectivo deste relatório científico bem como da actividade experimental é determinar a partir da densidade relativa o material de que é feito o objecto e pode-loidentificar, e verificar o seu grau de pureza.
É também um objectivo desta actividade experimental aperfeiçoar a nossa atitude em laboratório, e contactarmos com novo material de laboratório, como é o caso do picnómetro, conhecer as regras para seu correcto manuseamento e constatar a sua utilidade.
A densidade ou massa volúmica, é uma grandeza física que se define como sendo a propriedade da matéria quenos permite conhecer a quantidade de massa existente num dado volume (Ex: ρAluminio=2,7gcm3 isto é, cada cm3 de alumínio tem 2,7g de massa) sendo, portanto, determinada através do quociente entre a massa, m, e o volume, v, do objecto considerado, como sugere a seguinte fórmula: ρ=mv.
Tendo esta definição em conta, podemos inferir que um corpo é mais denso do que outro se ocupar menor volume etiver igual massa e, de uma forma comparável, um corpo é mais denso se ocupar o mesmo volume e tiver maior massa. A unidade em que é expressa a massa volúmica segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI) é o kg/m3, apesar de se utilizar também o g/cm3 para sólidos e líquidos e o g/dm3 para gases. A densidade relativa, d, é uma constante física que estabelece uma comparação entre a densidade deum determinado elemento com a densidade de outro, como sugere a seguinte equação: d= ργρχ .
O resultado é apresentado sem qualquer unidade, já que a densidade relativa é uma grandeza adimensional. Nos sólidos e nos líquidos, é comum utilizar a água destilada a 4ºC como padrão para determinar a densidade relativa destes, uma vez que a densidade da água a esta temperatura é 1g/cm3, logo adensidade relativa e a massa volúmica são expressas pelo mesmo valor numérico.
No entanto, para determinar a densidade relativa de gases, toma-se como padrão a densidade do ar atmosférico ou do hidrogénio, quando estes se encontram à temperatura de 0ºC e à pressão de 1 atm. Podemos comprovar o que foi dito através do seguinte exemplo: d= ρferro ρágua ↔d=7,58 g/ cm31 g/cm3 ↔ d= 7,58 g/ cm3 , ou seja, oferro é 7,8 vezes mais denso do que a água.
Aquando das determinações laboratoriais da massa volúmica e da densidade relativa há que ter em consideração as condições ambientais, nomeadamente a pressão atmosférica e a temperatura, pois se essas não forem iguais àquelas em que foram determinados os valores em determinada altura, vão existir diferenças. Para determinar a essas grandezas físicasexistem diversos materiais de laboratório como provetas, densímetros, balanças e picnómetros. Na nossa aula experimental, utilizámos a balança de precisão juntamente com o picnómetro de sólidos.
As balanças são utilizadas para medir a massa de um corpo, sendo essa medição expressa em kg segundo a unidade de massa do SI. Numa balança de precisão deve obter-se sempre o mesmo valor para a massa doobjecto, quando se repete a operação, no entanto essas medições estão sujeitas a erros resultantes dos mais variados factores.
Os picnómetros, por sua vez, são materiais de vidro de grande precisão, utilizados para determinar a densidade relativa de um líquido ou de um sólido.
As medições efectuadas pelos picnómetros e pelas balanças são depois utilizadas para calcular a densidade relativa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • leitao
  • Patricia
  • Patricia
  • patricia
  • Patricia
  • patricia
  • Patricia
  • Patricia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!