Patologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PATOLOGIA
UNISUL Arquitetura e Urbanismo Mauricio Mota

Flávia Rossi José Roberto Mendes Lemos

UMIDADE

UMIDADE
O aparecimento de umidade nas edificações pode ter varias origens, mais nessecaso em especifico foi por infiltrações, negligenciada durante a construção da residência. A residência foi construída a 10 anos, e desde do primeiro ano o proprietário se incomoda com bolor, manchase descolamento de pintura.

A umidade é um dos principais agentes causadores de manifestações patológicas em edificações, sendo responsável por cerca de 50% dos problemas, conforme levantamentosfeitos no Brasil.

UMIDADE
Origem da Umidade Se dá através da Capilaridade. A água do solo atinge o baldrame e sobe pela alvenaria, atingindo-a até a altura de 1 metro. Quanto mais próxima esteja acinta ou baldrame dos terrenos úmidos, a alvenaria torna-se mais susceptível ao ataque da água. Essa patologia manifesta-se com a destruição do revestimento e da pintura da parede, surgindo bolhas quese decompõem com leve pressão das mãos, manchas e mofo.

Forma Incorreta

UMIDADE
Um dos procedimentos corretos que garante a integridade da alvenaria e seu revestimento compreende na aplicaçãode uma camada de tinta betuminosa na superfície do baldrame, descendo pelas suas laterais, de forma a criar uma barreira à água proveniente do solo. Antes de iniciar a alvenaria, deve-se verificar senão existem falhas na impermeabilização, provocadas principalmente pelo transporte de materiais e passagem de pessoas, queda de ferramentas, tijolos, etc. ou passagem de tubulações.

Forma Correta UMIDADE

Formas de Manifestações
  

Bolor/Mofo Manchas Deslocamentos de revestimentos e pintura

UMIDADE
Como resolver se o problema já está instalado e a parede toda manchada? Umacoisa é certa: Não se consegue resolver totalmente o problema. Não existe solução que refaça a impermeabilização que a parede deveria ter. Devemos, então, pensar numa solução paliativa, isto é, que...
tracking img