Patologias renais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÓRGÃOS

[pic]



1. RIM

Os rins são órgãos grandes, avermelhados, em forma de grãos de feijão, situados na parede posterior do abdômen, sob o peritônio. Por causa do posicionamento do fígado, o rim direito é, aproximadamente, 1 a 2 cm mais baixo que o esquerdo. Cada rim mede em torno de 11 cm de comprimento, 4 a 5 cm de largura e 2 a 3 cm de espessura. O lado côncavo de cada rim estávoltado para a linha média onde correm os principais vasos de irrigação arterial e drenagem venosa. Esta área côncava é chamada de hilo. É aí o local de entrada da irrigação arterial renal, de emergência da drenagem venosa renal e do sistema de transporte de urina. O rim, envolto em gordura perirrenal, posiciona sua borda convexa lateralmente e seu hilo côncavo está colocado medialmente. Ramos daveia e artéria renal, vasos linfáticos e ureter penetram no rim através do hilo. Nesta região, o ureter é dilatado, formando a pelve renal. Uma extensão do hilo preenchida por gordura e mais profundamente situada dentro do rim é denominada seio renal.
O rim é revestido por uma cápsula fina, frouxamente aderida, constituída principalmente de tecido colagenoso, denso e irregular, com fibraselásticas e células musculares lisas ocasionais.



[pic]



Cada rim possui duas zonas diferentes: o córtex externo e a medula interna. A região cortical apresenta-se marrom-escura e granular, enquanto a medula contém de 6 a 12 discretas regiões estriadas, pálidas e em forma de pirâmide, denominadas pirâmides renais. A base de cada pirâmide é orientada em direção ao córtex, constituindo a bordacorticomedular, enquanto seu ápice, conhecido como papila renal, é orientado em direção ao hilo. O ápice é perfurado por 20 ou mais aberturas dos ductos de Bellini; esta região semelhante a uma peneira é conhecida como área crivosa. O ápice é circundado por um cálice menor, semelhante a uma cúpula, que se reúne a dois ou três cálices menores vizinhos para formar o cálice maior. Os três ou quatrocálices maiores são grandes subdivisões que drenam para a pelve renal, a continuação dilatada da porção proximal do ureter. Pirâmides vizinhas são separadas umas das outras por tecido semelhante ao córtex, as colunas corticais de Bertin.
A porção do córtex situada acima da base de cada pirâmide é conhecida como arco cortical. Macroscopicamente, três tipos de organização estrutural podem serobservados no córtex: grânulos vermelhos semelhantes a pontos, os corpúsculos renais; túbulos contorcidos, o labirinto cortical, e estriações longitudinais, os raios medulares, que são continuações, no córtex, do material localizado na pirâmide renal.
Uma pirâmide renal, com seu arco cortical e colunas corticais associadas, representam um lobo do rim. Dessa forma, o rim é um órgão multilobar. Cada raiomedular e parte do labirinto cortical circundante são considerados um lóbulo do rim que continua dentro da medula como uma estrutura em forma de cone.
[pic]

← Patologia:
Durante o desenvolvimento fetal, os lobos do rim são acentuados por profundas fendas, mas esta característica é normalmente obliterada no adulto. Quando a lobação permanece após a infância, esta condição é conhecida comorim lobado.
Outro desenvolvimento anômalo do rim é conhecido como doença do rim policístico, que se apresenta com morfologias variadas, dependendo da severidade da doença, mas envolve o surgimento de cistos de paredes finas sobre e dentro dos rins.


TÚBULOS URINÍFEROS


A unidade funcional do rim é o túbulo urinífero, uma estrutura altamente contorcida que modifica o fluído que passaatravés dele para formar urina como produto final. O túbulo urinífero é constituído por duas partes, o néfron e o túbulo coletor, cada uma delas de origem embriológica diferente. Existem, aproximadamente, 1,3 milhão de néfrons em cada rim. Vários néfrons são drenados por um único túbulo coletor e conjuntos de túbulos coletores reúnem-se na porção mais profunda da medula para formar ductos mais...
tracking img