PATOLOGIAS MAIS COMUNS ENCONTRADAS NA OFTALMOLOGIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PATOLOGIAS MAIS COMUNS ENCONTRADAS NA OFTALMOLOGIA



ESTRABISMO – É o desalinhamento dos olhos, causado por desequilíbrio dos músculos extra-oculares. Ambos os olhos não se fixamsimultaneamente no objeto que está sendo observado. Pode ser convergente ( “olhos vesgos” ), divergente ( “olhos gázeos” ) e vertical (separação dos eixos visuais).

CATARATA – É a opacificação ou aspectoleitoso do cristalino. O cristalino é uma lente transparente situada atrás da íris à frente do vítreo. Por ser transparente permite que os raios de luz atravessem o olho e os refrate, para que aimagem se forme sobre a retina.
 A catarata pode ocorrer no nascimento (catarata congênita); em pessoas jovens, como resultado de traumatismo ou doença (catarata traumática) ou em adultos com faixa médiade idade (catarata senil).
 Como a luz que penetra no olho deve passar através da pupila e do cristalino para atingir a retina, qualquer opacificação do cristalino produzirá alterações visuais. Osobjetos podem parecer distorcidos, turvos ou indistintos. A perda visual é gradativa. A pupila anteriormente escura pode parecer leitosa ou branca.

GLAUCOMA – É uma doença caracterizada peloaumento da pressão no interior do globo ocular. A perda do campo visual é progressiva com repercussão sobre a retina e lesão do nervo óptico. Ocorre dor intensa no olho e ao seu redor devida à pressãoocular aumentada. A visão torna-se nublada e embaçada.

TRAUMATISMO OCULAR – É a lesão do globo ocular, dos anexos e dos tecidos adjacentes ao olho, como resultado do golpe de objeto contundente ou deobjeto cortante.
É necessário lembrar, principalmente às crianças, sobre os perigos de pedaços de pau, flechas, dardos, estilingues, elásticos, ferramentas, luzes muito brilhantes, spray, bomba decal, fogos de artifícios.
Tipos de traumatismos:
 Traumatismo por corpos estranhos (poeira, cinzas, insetos pequenos, aparas de madeira) – ocorre irritação da conjuntiva;
 Traumatismo por...
tracking img