Patologias humanas causadas por vírus, bactérias e protosoários

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo
Bactérias 2
Classificação das Bactérias 3
Pela Forma 3
Pela Ordem 4
O ar na classificação das bactérias 5
Corante de Gram 5
Movimento Das Bactérias 6
Benefícios E Patogenidades 7
Estrutura Celular 9
Cromossomos 10
Plasmídeo 10
Hialoplasma 10
Ribossomos 11
Grânulos de Reserva 11
Membrana Celular 11
Parede Celular 11
Cápsulas 11Flagelo 11
Fímbrias 12
Vida e crescimento de uma bactéria 12
Bactérias úteis 13
Bactérias causadoras de doenças 14
Como as bactérias são transmitidas 14
Principais doenças Causadas Por Bactérias 15
Bibliografia 18

Bactérias

 As bactérias são seres unicelulares aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. Elas são células esféricas ou em forma de bastonetescurtos com tamanhos variados, alcançando às vezes micrômetros linearmente. Na maioria das espécies, a proteção da célula é feita por uma camada extremamente resistente, a parede celular, havendo imediatamente abaixo uma membrana citoplasmática que delimita um único compartimento contendo DNA, RNA, proteínas e pequenas moléculas.
            Através da  microscopia eletrônica, o interior celularaparece com uma matriz de textura variada, sem, no entanto, conter estruturas internas organizadas.
As bactérias são geralmente microscópicas ou submicroscópicas (detectáveis apenas com uso de um microscópio eletrônico). Suas dimensões variam de 0,5 a 5 micrometros.  Exceções são as bactérias Epulopiscium fishelsoni isolada no tubo digestivo de um peixe, com um comprimento compreendido em 0,2e 0,7 mm e Thiomargarita namibiensis, isolada de sedimentos oceânicos, que atinge até 0,75 mm de comprimento.

Bactérias são os organismos mais bem sucedidos do planeta em relação ao número de indivíduos. A quantidade de bactérias no intestino de uma pessoa é superior ao número total de células humanas no corpo da mesma, por exemplo.

 As bactérias são pequenas e podemmultiplicar-se com rapidez, simplesmente se dividindo por fissão binária.
            Quando o alimento é farto, "a sobrevivência dos mais capazes" em geral significa a sobrevivência daqueles que se dividem mais rapidamente. Em condições adequadas, uma simples célula procariótica pode dividir-se a cada 20 minutos, dando origem a 5 bilhões de células ( número aproximadamente igual à população humana daterra) em pouco menos de 11 horas.
            À habilidade em dividir-se de maneira rápida possibilita populações de bactérias a se adaptar às mudanças de ambiente. Sob condições de laboratório por exemplo, uma população de bactérias mantida em uma dorna evolui dentro de poucas semanas por mutações de seleção natural para utilização de novos tipos de açúcares como fonte de carbono e de energia.            Na natureza, as bactérias vivem em uma enorme variedade de nichos ecológicos e mostram uma riqueza correspondente na sua composição bioquímica básica. Dois grupos de bactérias distantemente relacionados são reconhecidos:
            - As eubactérias, que são os tipos comuns encontrados na água, solo e organismos vivos maiores.
            - As arquibactérias, que são encontradas em ambientesrealmente inóspitos, como os pântanos, fontes termais, fundo do oceano, salinas, vulcões, fonte ácidas, etc.
            Existem espécies bacterianas que utilizam virtualmente qualquer tipo de moléculas orgânicas como alimento, incluindo açúcares, aminoácidos, gorduras, hidrocarbonetos, polipeptídeos e polissacarídeos. Algumas podem também obter seus átomos de carbono do gás carbônico e o seunitrogênio do N2.

Classificação das Bactérias

Pela Forma

            - Cocos, que são células esféricas que quando agrupadas aos pares recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos estes são denominados estreptococos. Cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva recebem a designação de estafilococos. Elas surgem isoladamente (micrococo), em...
tracking img