Patologias dos membros inferiores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Condromalácía Patelar




Causas, incidência e fatores de risco.
Acredita-se que a causa da condromalácia patelar que se apresenta nos adolescentes ou nos adultos jovens, com maior frequência entre as mulheres, está relacionada com o uso excessivo, trauma e/ou esforço anormais do joelho. Um grande número dos adolescentes afetado apresenta um alinhamento anormal do joelho.
Acondromalácia patelar também pode refletir artrite da patela que geralmente se observa em indivíduos de idade avançada.
Os pacientes que previamente sofreram luxação, fratura ou outro trauma na patela tem maior probabilidade de ter esse problema.
O uso excessivo de salto alto também pode ajudar na deterioração da cartilagem da patela.
Encurtamento do quadríceps femoral pode causar uma maior tensão na patelae mesmo com um alinhamento normal pode haver uma degeneração da cartilagem, um simples alongamento pode ajudar nesses casos.

Sintomas.
• Sensibilidade do joelho.
• Dor de joelho, na parte frontal que piora depois de ficar sentado por muito tempo.
• Dor de joelho que piora ao subir escadas ou ao se levantar de uma cadeira.
• Sensação de fricção quando se estende o joelho.
Sinais e examesO médico faz o exame físico. O joelho pode estar sensível e levemente inchado, é possível que a patela não esteja alinhada apropriadamente com a diáfise distal do fêmur (osso da coxa).
Quando o joelho se estende partindo de uma flexão completa, pode-se sentir uma sensação de fricção de baixo da patela e quando o joelho fica estendido e se comprime a patela sente-se dor.
O raio X é na maioriadas vezes normal, ainda que uma vista mais criteriosa possa mostrar sinais de artrite.



Tratamento
Para aliviar a dor, pode se ter algum efeito com repouso ou com a imobilização da articulação afetada, assim como a administração de medicamentos anti-inflamatórios não esteróides. A fisioterapia deve ajudar principalmente no fortalecimento do quadríceps e alongamento dos isquiotibiais. Se oproblema for por encurtamento do quadríceps, essa musculatura deve ser alongada.

Deve-se limitar a prática de esportes e outras atividades extenuantes até que a dor tenha passado. Também se devem evitar as atividades que aumentam a dor no joelho, como o agachamento profundo ou o uso de salto alto.

A cirurgia é benéfica se existir desalinhamento da patela que não sejam reversíveis com afisioterapia. A cirurgia pode ser com artroscopia (com o uso de uma câmera, permitindo uma incisão menor) ou aberta, dependendo da natureza do desalinhamento.
A acupuntura também mostra bons resultados no tratamento e no alívio da dor, mas lembre-se que é extremamente importante saber o mecanismo que causou a Condromalácia e elimina-lo, isso garantirá que o problema não volte.
Prevenção
Devem-seevitar os traumas e os esforços excessivos com o joelho. A musculatura da coxa deve ser forte e bem alongada, principalmente o quadríceps e os isquiotibiais. Deve ser evitado o uso excessivo de salto alto.


Bursitetro cantérica


Bursa é uma estrutura que está fixada nas articulações e tem como função a lubrificação para diminuir o atrito entre as estruturas que estão presentes em toda aarticulação. Quando essa Bursa ou bolsa sinovial está inflamada é provoca o que chamamos de bursite, que é o que ocasiona as dores e prejudicam na função da articulação, causando diversos prejuízos principalmente em casos de afetar atletas.
O quadril é formado por cabeça do fêmur e cavidade acetabular da pelve. O quadril é uma articulação que tem como função transferir o peso do corpo do tronco paraos membros inferiores, também possibilita a mudança de diversas posturas, permitindo que o corpo adote certas posturas e realize certos movimentos, como andar e correr. O impacto causado frequentemente no quadril e proporcionando atrito entre as estruturas, faz com que haja a inflamação da Bursa, ocasionando na bursite, lesão muito comum no quadril.

Tipos de Bursite

Existem três tipos...
tracking img