Patologia

Páginas: 4 (966 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2011
A esquistossomose é uma doença resultante da reação inflamatória dos ovos nos tecidos. Desta forma, a esquistossomose apresenta efeito acumulativo de lesões, o que pode resultar, ao longo do tempo,no aparecimento de formas graves da doença (NEVES, 2010).

2. HISTÓRICO DA PATOLOGIA

A esquistossomose é uma doença que interage com populações humanas há milhares de anos. Sendo o homem oprincipal hospedeiro vertebrado para manutenção do S. mansoni na natureza, é permitido supor que esta relação se situe em tempos ainda mais remoto (NEVES, 2010).
A introdução da S. mansoni no Brasil foidecorrência da importação de escravos africanos que traziam consigo o parasito. A presença de hospedeiros intermediários suscetíveis permitiu a instalação desta espécie no território brasileiro. Osfocos primitivos da doença se instalaram na região canavieira do Nordeste e , com os movimentos migratórios que ocorreram em vários momentos da história econômica do país, a doença se expandiu para asdemais regiões (NEVES, 2010).

3. MORFOLOGIA

A morfologia do S. mansoni deve ser observada nas várias fases que podem ser encontrad em seu ciclo biológico: adulto (macho e fêmea), ovo, miracídio,com esporocisto e cercéria. O macho mede cerca de 1 cm, apresenta cor esbranquiçada, com tegumento recoberto de minúsculas projeções. A de mede cerca de 1,5 cm, tem cor mais escura devido ao ceco comsangue semidigerido, com tegumento liso. O ovo mede cerca de 150um de comprimento por 60 de largura, sem opérculo, com formato oval, e na parte mais larga apresenta um epísculo voltado para trás (NEVES,2010).

4. CICLO BIOLÓGICO

Na natureza, adaptações numerosas e complexas devem ser feitas pelos parasitos, cujos ciclos biológicos envolvem acomodações alternadas a ambientes distintos, como aágua e o meio interno dos seus hospedeiros. Estas adaptações são apenas parcialmente compreendidas e suas elucidações oferecem um amplo campo de pesquisa, pois, em fases críticas do ciclo biológico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Patologia
  • patologia
  • Patologia
  • PATOLOGIA
  • patologia
  • patologia
  • PATOLOGIA
  • Patologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!