Patologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLOGICAS
DO ESTADO DE SÃO PAULO





MESTRATO PROFISSIONAL DE HABITAÇÃO:
TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
Patologia de Edificações




Detecção e Mitigação de Patologia em Fachada de Light Steel Frame com uso estrutural de OSB






Jorge Katchvartanian
Matricula: 40532T31hab

Letícia Monteiro Gajaca

Matricula:40513T31hab
Tiago Augusto J. Pigozzo
Matricula: 40386T30hab









São Paulo
2011


INTRODUÇÃO

No Brasil atualmente nota-se um aumento de novas tecnologias e métodos construtivos, entre eles o Light Steel Frame. Os novos sistemas por terem sido implantados há pouco, necessitam de um tempo de maturação, pois seus métodos construtivos têm de ser "tropicalizados". Já foram publicados trabalhos nacionaisque descrevem a tecnologia, seus materiais e seus métodos construtivos, como (Crasto, 2005; Freitas 2006), além da Diretriz Sinat 003 – 2010 - Ministério das Cidades. No âmbito internacional, associações e instituições, como Steel Framing Aliance, Light Gauge Steel Engineers Association, Canadian Sheet Steel Building Institute, tem várias publicações sobre o LSF (Light Steel Frame).
O Brasil temem sua extensão continental o tamanho de sua diversidade.
A durabilidade de qualquer construção tem de ser respeitada.
A NBR 15.574-1(2008) traz em seu Anexo C, “para elementos de fachada e os elementos estruturais a VUP (Vida Útil de Projeto) mínima é de 40 anos”.
Ao trazer novos produtos para o nosso mercado, depara-se com novos problemas e patologias que devem ser estudados e divulgados.
É ocaso da patologia que será descrito a seguir, que de tão inesperada causou impacto na sua descoberta. Descoberta essa que se deu por acaso, com a solicitação de uma modificação estrutural depois de um ano da edificação entregue.


Palavra Chave: Patologias em Light Steel Frame, Patologias em OSB, Fechamento de OSB em Light Steel Frame.



































1. Definição da Fachada deLight Steel Frame com uso estrutural de OSB (Oriented Straind Board) – Processo de Montagem;

Light steel framing

Light Steel Framing (LSF) é um sistema construtivo industrializado pelo qual se compõe um esqueleto estrutural em perfis formados a frio, que ligam vários elementos individuais entre si, passando estes a dar forma à edificação e a resistir às cargas que a solicitam. Devido aoprocesso de fabricação, a montagem industrializada e a produção em grande escala, o LSF passa a ter uma concepção racional.
O sistema construtivo forma um conjunto monolítico, leve e resistente. Sobre a fundação são colocadas as guias de aço para a fixação dos montantes, que devem ficar espaçados de 400 mm ou 600 mm (Figura 1), compondo os painéis verticais, sendo estes parafusados uns aos outros.
[pic]Figura 1 – Painel típico em LSF. (Fonte: Freitas, 2006)


Segundo Rodrigues (2006) as principais vantagens do sistema LSF em relação ao sistema convencional (de alvenaria) e em relação ao sistema Wood Framing são: redução no prazo da execução da obra; material estrutural leve e com maior resistência à corrosão; durabilidade; maior precisão na montagem de paredes e pisos; desperdício e perda demateriais reduzidos; custo reduzido; material 100% reciclado e incombustível e qualidade do aço garantida pelas siderúrgicas nacionais.
Para acabamento e vedação, são empregadas soluções que aliam alta capacidade de isolamento termoacústico e um excelente aspecto aparente. Estas características serão discutidas nos próximos tópicos.

OSB

As placas de OSB (Oriented Straind Board – Aglomerados departículas de madeira longas e orientados) são constituídas de lâminas, de cerca de 10 cm de comprimento, de madeira de troncos de árvores sem ramos e folhas. As lâminas são coladas com uma resina e dispostas em camadas onde cada camada é orientada em uma direção (figura 2), maximizando a resistência mecânica e a rigidez.

[pic]

Figura 2 – Placas de OSB, placas de partículas orientadas. (Fonte:...
tracking img