patologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1359 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROVA DE PROCESSOS PATOLÓGICOS – 4,0 pontos

1- (0,5 pontos) Homem de 68 anos apresenta-se no consultório médico com queixa de inchaço progressivo nas pernas. Nega história de doença cardiovascular ou renal.Ao exame as pernas apresentam-se edemaciada até a região dos joelhos, panturrilha infiltradas, pulsos normais e ausência de varizes, apenas varicosidades nos tornozelos; no exame abdominalpalpa-se um ponta do baço e fígado aumentado e indolor a palpação. Os exames físico e laboratorial dos sistemas cardiovascular e respiratório são normais.Hemograma, glicemia e eletrólitos séricos normais.Uréia de 25 mg/dl; creatinina de 1,8 ,g/dl; urina com proteinúria4+ (ref. ausência); albuminúria de 24 horas = 5,6g (ref. 0.1-1.2 g). Os exames laboratoriais indicam que o inchaço das pernas édecorrente de insuficiência renal. O tipo de proteinúria é indicativo de síndrome nefrótica, a creatinina elevada confirma disfunção renal.Esta patologia acomete 5% a 10% dos pacientes portadores de mieloma múltiplo. Essa complicação pode envolver o tecido cardíaco, os rins e os nervos. O acometimento cardíaco atinge o miocárdio, sendo responsável pelo desenvolvimento de insuficiência cardíacacongestiva e, às vezes, alterações do tecido de condução. Nos rins leva a insuficiência renal em 1-2 anos, como reportado nesse caso. Com base nos dados acima o paciente esta acometido por doenças relacionadas a que degeneração?

a) Degeneração Hidrópica
b) Degeneração Gordurosa
c) Degeneração Amilóide
d) Degeneração Glicogênica

2- (0,5 pontos) Com base no caso acima esta degeneração tem comocaracterística principal?

a) Conhecida inchação turva, tumefação turva ou celular, degeneração vacuolar.
b) E conhecida com esteatose caracteriza-se por acúmulo de lipídios no interior das cel. Parenquimatosas.
c) Produzem muco (inflamação catarral) acúmulo de muco gerando cânceres de estômago, intestino e ovário.(células malignas que produzem muco em excesso)
d) Ser dividida em primária(atípica) sem causa aparente, secundaria (típica) segue a doença crônica como tuberculose, hanseníase e processos supurativos crônicos; e tumoral associada ao meiloma e vigência de neoplasias, também dividida em nova caracterizada em: sistêmicas primárias, secundárias e hereditárias, e Localizada quando se restringe a um órgão.

3- (0,5 pontos) Mulher de 65 anos, casada, mãe de 4 filhos, internadana enfermaria de clínica médica para investigação diagnóstica de dor abdominal difusa e descontrole de diabetes. Está em acompanhamento de diabetes mellitus, arritmia cardíaca e hipercolesterolemia, sob uso de amiodarona, sinvastatina, insulina e hipoglicemiante orais há 5 anos. Nega uso de outros medicamentos, bebidas alcoólicas e fumo.Ao exame físico, altura de 156 cm e peso de 98 kg, pressãoarterial de 135/85 e hemodinamicamente estável com pulmões limpos e abdome volumoso, circunferência abdominal de 110 cm. Varizes salientes em ambas as pernas. Refere que sempre foi obesa, assim como toda família materna.Os estudos laboratoriais mostraram: TGP= 99U/l (ref. 15 – 45 U/l); TGO= 72 U/l(ref. 13 -40U/l); gama-glutamiltransferase (gama GT), 345 U/l (ref. 12- 160 U/l); amilase de 25 mg/dl(ref. 10- 32 mg/dl). Teste sorológicos para hepatite, toxoplasmose e mononucleose normais.Ecografia abdominal fígado aumento de tamanho e textura sugestiva de esteotose hepática.Foi realizada biópsia hepática que mostrou esteatose, balonização dos hepatócitos, corpúsculos de Mallory, infiltrado celular de polimorfonucleares e necrose de hepatócitos.
Neste caso temos esteatose causada por:

a)Associação com a obesidade, diabetes mellitus ehiperlipemia
b) Associação desta ingestão de álcool, diabetes mellitus e hiperlipemia
c) Associação com infecção anterior por vírus da hepatite B, diabetes mellitus e hiperlipemia.
d) Associação somente com a diabetes mellitus.

4- (0,5 pontos) Maria de 53 anos, há um dia está apresentando picos febris 38,9ºC, tosse, falta de ar e dificuldade...
tracking img