Patologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA

Patologia significa estudo das doenças (do grego pathos = doença, sofrimento e logos = estudo, doutrina) e de modo prático pode ser conceituado como a ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que as produzem, as sedes e as alterações morfológicas e funcionais que apresentam.

SAÚDE E DOENÇA

A definição de doença relaciona-se com o conceitobiológico de adaptação. Adaptação é uma propriedade dos seres vivos que se traduz pela capacidade de ser sensível às variações do meio ambiente (irritabilidade) e de produzir respostas (variações bioquímicas e fisiológicas); essa capacidade é variável e depende de mecanismos moleculares vinculados, direta ou indiretamente, ao patrimônio genético.
Saúde é o estado de adaptação do organismo aoambiente físico, psíquico ou social em que vive, sentindo-se bem (saúde subjetiva) e sem apresentar sinais ou alterações orgânicas evidenciáveis (saúde objetiva). Ao contrário, doença é um estado de falta de adaptação ao ambiente físico, psíquico ou social no qual o indivíduo sente-se mal (sintomas) e apresenta alterações orgânicas evidenciáveis (sinais). Para as ciências da saúde humana, éimportante ainda considerar que o conceito de saúde envolve o ambiente em que o indivíduo vive, tanto no seu aspecto físico como também no psíquico e social.
Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade (normal) é utilizado em relação a parâmetros de parte estrutural ou funcional, estabelecido a partir da media de variasobservações de um determinado parâmetro, utilizando-se para o seu cálculo métodos estatísticos.

ELEMENTOS DE UMA DOENÇA

Todas as doenças têm causa (ou causas) que age por determinados mecanismos, os quais produzem alterações morfológicas e/ou moleculares nos tecidos, que resultam em alterações funcionais do organismo ou de parte dele, produzindo manifestações subjetivas (sintomas) ouobjetivas (sinais).

As doenças possuem características que possibilitam melhor compreensão, classificação e diagnóstico:

-Etiologia: A causa de uma doença, o agente primário responsável pelo início dos eventos subseqüentes que resultam na doença do paciente.
Classificação dos Fatores Etiológicos:
_ Fatores Intrínsecos ou genéticos: Os portadores herdam genes alterados que se manifestam e causamdoenças.
_ Fatores Extrínsecos ou Adquiridos: Agentes infecciosos, nutricionais, químicos, físicos etc.
_ Fatores Intrínsecos + Extrínsecos: Muitas doenças são conseqüências de fator genético + ação ambiental (fatores externos). Ex: Câncer
-Patogenia: É o mecanismo através do qual a etiologia (causa) opera para produzir manifestações patológicas e clínicas. É o mecanismo causador da doença.-Manifestações patológicas e clínicas: São as características estruturais e funcionais da doença. As manifestações da doença, originando sinais e sintomas.
-Complicações e seqüelas: as doenças podem ter efeitos prolongados, secundários ou distantes.
-Prognóstico: A evolução prevista da doença em termos de cura ou destino do paciente

-Epidemiologia: A incidência e distribuição da doença napopulação

Entretanto, para várias doenças nosso conhecimento ainda é incompleto e sujeito a controvérsias.

A patologia engloba áreas diferentes como a Etiologia (estudo das causas), a Patogênese (estudo dos mecanismos), a Anatomia Patológica (estudo das alterações morfológicas dos tecidos que, em conjunto, recebem o nome de lesões) e a Fisiopatologia (estudo das alterações funcionais dos órgãosafetados).
A Patologia pode ser dividida em dois grandes ramos: Patologia geral e Patologia Especial. A Patologia Geral estuda os aspectos comuns às diferentes doenças no que se refere às suas causas, mecanismos patogenéticos, lesões estruturais e alterações da função. A patologia Especial se ocupa das doenças de um determinado órgão ou sistema (Patologia do Sistema Respiratório,...
tracking img