Patologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Patologia: Transtorno de Personalidade
Os Transtornos de Personalidade, também referidos como Perturbações da Personalidade, formam uma classe de transtorno mental que se caracteriza por padrões deinteração interpessoais tão desviantes da norma, que o desempenho do indivíduo tanto na área profissional como em sua vida privada pode ficar comprometido. Na maior parte das vezes os sintomas sãovivenciados pelo indivíduo como "normais", de forma que a diagnose somente pode ser estabelecida a partir de uma perspectiva exterior.
Mais do que outros transtornos mentais, os transtornos dapersonalidade apresentam o perigo de uma estigmatização do paciente. Isso de deve sobretudo à terminologia, que sugere um transtorno de toda a personalidade do indivíduo e, muitas vezes, está ligada a juízosmorais com relação ao paciente.
O artigo 26 do Código Penal determina que é isento de pena o agente que é inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de comportar-se conforme talentendimento, em razão de doença mental ou de desenvolvimento mental incompleto ou retardado.

Tipos de Transtornos

Transtornos excêntricos ou Estranhos
Os indivíduos que estão neste grupo,costumam ser apelidados como esquisitos, isolados socialmente, frios emocionalmente, inexpressivos, distantes e muito desconfiados. Este grupo está mais propenso a desenvolver sintomas psicóticos.Transtornos Dramáticos, Imprevisíveis ou Irregulares
Pessoas que convivem intimamente costumam perceber um quê de anormal no comportamento dos indivíduos que compoem este grupo, frequentemente sendoapelidados como "problemáticos". Nele, estão presentes os indivíduos que são vistos aos olhos de outros como manipuladores, rebeldes, com tendência a quebrar regras e rotinas, irritantes, "maus", inconstantes,impulsivos, dramáticos, sedutores, imprevisíveis, egoístas e muito intolerante às decepções. Neste grupo, os sintomas inflexíveis dos distúrbios afetam muito mais as pessoas em sua volta, do que o...
tracking img