Patologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atrofia.
Pode ser por desuso ou diminuição do trabalho, que é a forma mais comum de atrofia. Atrofia por diminuição do suprimento sanguíneo, que é isquemia parcial decorrente de abstrução parcial deuma artéria, reduz o suprimento sanguíneo, assim como a oxigenação. Atrofia por insuficiência de nutrientes, a nutrição inadequada associada a doença crônica, infecção crônica ou câncer levam àatrofia dos órgãos e da musculatura esquelética. Atrofia por interrupção de sinais tróficos é relacionado com a perda de estímulo hormonal ou nervoso. Atrofia por envelhecimento é causada por diminuiçãode nutrientes e oxigenação devido à idade. A atrofia de vários órgãos podem ser causada pela compressão por coleções líquidas ou por outras estruturas, essa é a atrofia por compressão, uma neoplasiabenigna de tiróide pode causar atrofia do parênquima tiroidiano, que se segue ao crescimento lento e progressivo desta neoplasia.


Hiperplasia.
Existe a hiperplasia fisiológica, que é aqueladecorrente de estímulos fisiológicos. A hiperplasia compensatória ocorre, por exemplo, no fígado após hepatectomia parcial. A hiperplasia patológica é decorrente de estímulos patológicos. Ahiperplasia reacional, caracterizada pela proliferação de fibroblastos capilares no processo de cicatrização, fazendo parte assim do tecido de granulação.

A hiperplasia fisiológica é aquela decorrente deestímulos fisiológicos, como ação hormonal, nesse caso é denominada hiperplasia hormonal, o crescimento do endométrio após o período menstrual é um exemplo de hiperplasia fisiológica. Hiperplasiacompensatória ocorre, por exemplo, no fígado após hepatectomia parcial. Hiperplasia patológica é decorrente de estímulos patológicos, por exemplo, a estimulação hormonal excessiva ou então do efeito dofator de crescimento sobre as células-alvos. A hiperplasia reacional, hiperplasia do tecido conjuntivo-vascular na cicatrização, com proliferação de fibroblastos e vãos capilares, faz parte do assim...
tracking img