Patologia na constrtução

1143 palavras 5 páginas
PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Patologia, de acordo com os dicionários, é a parte da Medicina que estuda as doenças. Com a definição dada pelo portal Wikipédia, a palavra patologia é derivada do grego pathos, que significa sofrimento, doença, e de logia, que é ciência, estudo. O Portal cita como sendo “o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados”. O dicionário Michaelis informa que é a “Ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças”.

ORIGEM DA UMIDADE NAS CONSTRUÇÕES

O aparecimento freqüente de problemas ocasionados por umidade é decorrente de características construtivas adotadas pela arquitetura moderna assim como os novos materiais e sistemas construtivos empregados nas últimas décadas. Com o uso do concreto armado, as paredes passam a ter como função principal a de vedação, deixam de serem portantes, resultando assim em paredes mais esbeltas. Há também a utilização de pré-fabricados e de novos materiais que trouxeram consigo as juntas. Esse conjunto de materiais de diferentes tipos nas fachadas e coberturas apresenta o problema de desgaste diferencial, pois cada um tem uma durabilidade específica e deste modo o envelope externo fica vulnerável.

Os defeitos mais comuns são decorrentes da penetração de água ou devido à formação de manchas de umidade. Esses defeitos geram problemas bastante graves e de difíceis soluções, tais como:
• Prejuízos de caráter funcional da edificação;
• Desconforto dos usuários e em casos extremos os mesmos podem afetar a saúde dos moradores;
• Danos em equipamentos e bens presentes nos interiores das edificações;
• E diversos prejuízos financeiros.

Os problemas de umidade podem se manifestar em diversos elementos das edificações – paredes, pisos, fachadas, elementos de concreto armado, etc. Geralmente eles não estão relacionados a uma única causa.
Por isso, estas inúmeras causas e manifestações de umidade e a freqüência de ocorrência da mesma tornam um estudo à parte sobre ela

Relacionados