PATOLOGIA HOLIDAYINN

1391 palavras 6 páginas
PATOLOGIA
RECUPERAÇÃO DAS
ESTRUTURAS DE
CONCRETO
HOTEL HOLIDAY INN –
ANHEMBI/SP

Introdução: O que é Patologia?
Patologia é a ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças. No caso do concreto, a patologia significa o estudo das anomalias relacionadas à deterioração do concreto na estrutura.
Os processos de deterioração podem ser de origem química, física ou biológica, sendo estes, decorrentes do ambiente em que estão inseridos.

Patologia nas estruturas em concreto armado


Causas Internas:

Acontecem devido a execução ou má utilização de materiais e técnicas por parte do trabalhador, ou seja, falhas humanas, propriedades dos materiais, ações externas e acidentes. São causas relacionadas ao transporte, lançamento, execução de juntas de concretagem, adensamento e a cura do concreto.
Ex.: Erros de escoramento e formas, falha nas armaduras, utilização equivocada dos materiais de construção, deficiência no controle de qualidade.



Causas Externas:

São as origens que acontecem independente da composição do concreto ou falhas durante a execução. São fatores originados desde a fase do projeto até a utilização do edifício. São falhas humanas durante o projeto estrutural e durante a utilização, além de ações químicas como ar, gases e água.

4%

10%
Projeto
40%
18%

Execução
Materiais
Uso

Planejamento
28%

Estudo de Caso: Hotel Holiday Inn
A construção do edifício teve início no ano de 1960. Sua estrutura foi erguida até o
8º pavimento, porém, por problemas econômicos a obra foi paralisada em 1972.
Apenas no início de 2000 o ‘esqueleto’ existente foi comprado pela construtora
São José e Caio Alcantara Machado e a obra retomada.
Devido aos embargos e imprevistos, a estrutura não recebeu qualquer tipo de material protetor e nem manutenção, ficando exposta e sujeita a intempéries
(chuva, vento, poluição do ar, chuva ácida, etc.).

Métodos de Detecção
Inicialmente, foram utilizados quatro

Relacionados