patidos puliticos du brasiu

963 palavras 4 páginas
Trabalho de sociologia porto seguro unid. 3 2014 Partidos Políticos do Brasil
Ref. Bibliográfica do texto:
NICOLAU, Jairo . Partidos Políticos no Brasil. In: André Botelho e Lilian Schwarcz. (Org.). Agenda Brasileira: Temas de uma sociedade em Mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, v. , p. 376-389
Partidos políticos, quem nunca se deparou com seu programa televisivo sendo interrompido por propaganda eleitoral obrigatória gratuita, ou que já se deparou com cartazes com fotos de pessoas valorizando para quem “trabalham” (seu partido) em meio às ruas? Sem duvida todos sabemos o que são partidos políticos, no entanto raras são as ocasiões em que alguém conhece a origem e as obrigações dos mesmos.
No sistema eleitoral contemporâneo de nosso país, esses partidos precisam ser registrados no tribunal superior eleitoral (TSE) para concorrer à eleição assim como receber recursos do fundo partidário e ter suas contas examinadas. Mas não é só isso que forma um parido, é necessário de símbolos, programas, sedes e políticos, dentre esses se podem destacar os candidatos que tem papel fundamental nas eleições, que sem os partidos teriam influencia politica muito menor em comparação a sem eles. Levando isso em conta o partido politico tem a função de fazer a ponte entre partido e população. Desprovido de partidos seria praticamente impossível o funcionamento da politica nas sociedades industriais.
A politica no Brasil imperial tinha uma estrutura partidária primitiva. As eleições eram duelos entre elites locais com pouca ligação com o pensamento politico. Os partidos que concorriam nessas eleições não tinham nenhum requisito para ser um partido atualmente.
Após a proclamação da republica acabamos com a necessidade de comprovação de renda para o voto, apesar disso o impacto foi mínimo já que apenas homens alfabetizados poderiam votar. Foram criados também novos cargos e órgãos presentes até os dias atuais na estrutura governamental.
Na época

Relacionados