PATHEON ROMA

3241 palavras 13 páginas
PANTHEON (PANTEÃO) Edificação romana

Panteão (em latim: Pantheon) é um edifício em Roma, Itália, encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (27 a.C.–14 d.C.) e reconstruído por Adriano por volta de 126 d.C.
Sua planta é circular com um pórtico de grandes colunas coríntias de granito (oito na primeira fila e dois grupos de quatro na segunda) suportando um frontão. Um vestíbulo retangular liga o pórtico à rotunda, que está coberta por uma enorme cúpula de caixotões de concreto encimada por uma abertura central (óculo) descoberta. Quase dois mil anos depois de ter sido construído, esta cúpula é ainda hoje a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo.
Sua estrutura foi construída em concreto natural de material pozolânico, de uma região próxima ao vulcão Vesúvio, assim como muitos monumentos de Roma. Quem conhece a parte externa não imagina a grandiosidade de seu interior, todo em mármore. A construção da cúpula em forma de hemisfério do Pantheon foi um marco da engenharia romana. Com 43,5 metros de diâmetro e 43,5 metros de distância do chão, a precisão da obra impressiona, é perfeita. Uma abertura central de 8 metros permite que a luz solar ilumine a área interna, porém, a chuva também penetra neste espaço, contrariando a ideia que a água iria evaporar antes de chegar ao solo, como muitos acreditavam.
É uma das mais bem preservadas estruturas romanas antigas e permaneceu em uso por toda a sua história. Desde o século VII, o Panteão tem sido utilizado como uma igreja, dedicada à "Santa Maria e os Mártires" chamada oficialmente de Santa Maria dei Martiri (em latim: Sancta Maria ad Martyres).

Vista frontal do Pantheon Vista do interior

ROTEIRO DIDÁTICO

1. Sobre qual monumento ou edifício pesquisou?
SOBRE O PANTHEON (PANTEÃO)

2. Quando foi iniciada e finalizada sua construção?

Relacionados

  • As clavicolas de salomão
    107701 palavras | 431 páginas