Patente do refrigerador de einstein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Patente do Refrigerador de Einstein


Pesquisando na internet, localizei o seguinte artigo: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL767898-5603,00.html
Publicado em 21/09/2008, sobre umaequipe de cientistas britânicos, liderados por Malcolm McCulloch, da Universidade de Oxford, reconstruíram um protótipo da geladeira ecológica inventada pelo físico Albert Einstein em 1930, que tem comoprincipal vantagem não se alimentar de eletricidade, ao contrário das geladeiras atuais que funcionam mediante compressão e expansão dos gases fréons (sendo que estes contribuem para aumentar o efeitoestufa).
A construção do protótipo da geladeira de Einstein fazia parte de um projeto de pesquisa para desenvolver aparelhos domésticos que não precisam de eletricidade para funcionar. O engenheiropretendia aperfeiçoar o design de Einstein, para torná-lo viável comercialmente, usando gases diferentes do modelo original e painéis coletores de energia solar.
Segundo o mesmo artigo, o projetoinicial de Einstein foi aplicado parcialmente nas primeiras geladeiras domésticas, mas a tecnologia foi abandonada quando outros compressores mais eficazes ganharam popularidade no meado do séculopassado. O modelo inventado por Einstein e Szilard não requer os gases fréons: usa apenas amoníaco, butano e água, e aproveita o fato de os líquidos ferverem a temperaturas inferiores quando a pressão do aré menor.
A geladeira é uma invenção de Einstein e de seu amigo, o físico Leo Szilard, patenteada em 1930. Funciona a base amônia, butano (gás de cozinha) e água. De um lado do aparelho fica umreservatório de butano líquido. Quando vapor de amônia entra no reservatório de butano, uma mudança na pressão do ar no reservatório faz com que o butano ferva. Ao ferver, o butano extrai calor doambiente, que esfria. A mistura de vapor de amônia e butano passa por canos contendo água. A amônia se mistura na água e se separa do butano, e logo os gases estão prontos para um novo ciclo. A energia para...
tracking img