Pasto irragado e adubado produz mais de 100 arroba/hectare

Páginas: 7 (1667 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
PASTO IRRAGADO E ADUBADO PRODUZ MAIS DE 100 ARROBA/HECTARE POR ANO NO NORTE DE MINAS GERAIS.

No último final de semana (31/08 a 01/09) a ALCANCE Consultoria e Planejamento Rural, juntamente com parceiros, entre eles a Zoo Flora, realizou o 3º Dia de campo sobre Pastagem Irrigada e Adubada. O evento foi realizado nas fazendas Bom Jardim e Agroverde, situadas nos municípios de Verdelândia eJaíba no norte de Minas Gerais. O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre técnicos, produtores e patrocinadores de várias regiões do Brasil a fim de discutir sobre as tecnologias de irrigação e adubação de pastagem e tudo que as envolve. O dia de campo foi dividido em três módulos, o primeiro foi realizado na fazenda Bom Jardim, na qual existe um sistema de irrigação em malha com21 ha de capim MG-5 irrigado e 10 ha de cana irrigado desde 2009; o segundo módulo da visita foi realizado nos dois Pivots de MG-5 em funcionamento dentro do projeto Jaíba que é o maior perímetro irrigado da América Latina; já a terceira parte do evento aconteceu no sábado durante a manhã, no hotel em Jaíba, em que foram demonstrados os dados de ganho de peso, taxa de lotação e arrobas produzidasnas duas fazendas entre outros temas discutidos como: adubação, suplementação, genética, manejo de pastagem, etc. A fazenda Bom Jardim, onde foi realizado o primeiro módulo do dia de campo, localizada no município de Verdelândia- MG com área total de 3.211 hectares, sendo somente 1100 hectares de pastagem, é uma fazenda de recria e engorda que recebe os bezerros desmamados da fazenda Agroverde,dos mesmos proprietários, situada no município de Gado Bravo-MG. A fazenda Agroverde, recebeu em 2012 uma área “pulmão” para a implantação de sistemas de irrigação, totalizando 300 ha, dentro do projeto Jaíba, onde foi realizado o segundo módulo do dia de campo. Os dados demonstrados no sábado, são frutos de nove anos de trabalho, quando a ALCANCE iniciou a consultoria na fazenda Bom Jardim, queapresentava uma taxa de lotação na época que não passava de 0,7 UA/ha/ano devido principalmente à falta de chuva na região, que é de apenas de 700 mm por ano concentrados nos meses de outubro a março. O proprietário decidiu então

buscar alternativas para aumentar esse índice e torná-la viável economicamente. Em um curto espaço de tempo, com o manejo de pastagem a lotação subiu 30%, atingindo acasa de 1,00 UA/ha/ano, porém não satisfez o proprietário e a ALCANCE, principalmente devido ao potencial da região para produzir em sistema irrigado, foi quando a fazenda adotou a irrigação de pastagem como ferramenta para aumentar a produtividade. Em 2009 os primeiros dados foram coletados revelando o aumento significativo na produção, com uma taxa de lotação média de 9,56 UA na área irrigada,ganho de peso médio de 0,791 kg/UA/dia produzindo 98 @/ha/ano.

Fonte: ALCANCE Consultoria e Planejamento Rural

Fonte: ALCANCE Consultoria e Planejamento Rural Após a introdução da Irrigação, em apenas 2% da área útil da pastagem e 1% de cana irrigada, houve aumento da taxa de lotação para 1,51 UA/ha (680 kg PV/ha), ou seja, um aumento de 51% da taxa de lotação.

Impacto do sistema nafazenda como fator de aumento da renda:

Especificação das áreas Pastagem Extensiva Pastagem Intensiva Cana Total

Área ha 1154 21 10 1185

% da participação 97% 2% 1% 100%

Suporte UA/ha 1 10 42

UA na área 1154 210 420 1784

Impacto UA/ha Diferença UA/ha
Fonte: ALCANCE Consultoria e Planejamento Rural

1,51 0,51

Em 2010, na área irrigada, o ganho de peso médio foi de 0,800kg/diacom uma lotação de 9,78 UA média/ano produzindo 102,44 @/ha/ano. Já em 2011 o ganho de peso

médio foi de 0,821 kg/dia com uma lotação de 7,37 UA média/ano produzindo 93,59 @/ha/ano. Estes altos ganhos na pastagem irrigada, proporcionaram o abate de animais com idade inferior a dois anos, resultado do equilíbrio entre genética, nutrição, sanidade e manejo.

Fonte: ALCANCE Consultoria e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma padaria produz 100 p es a cada quatro horas
  • arroba@
  • Quem Produz
  • pasto
  • arroba
  • Arroba
  • 100
  • 100/ Eu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!