Pastel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario
1. Conceito de Empréstimo 2
2.Analise de credito 3
2.1 Processos de analise de credito...................................................3
2.1.1 Analise cadastral.....................................................................4
2.1.2 Analise deidoneidade..............................................................4
2.1.3 Analise financeira....................................................................4
2.1.4 Analise de relacionamento........................................................4
2.1.5 Analise patrimonial..................................................................5
2.1.6 Analise desensibilidade............................................................5
3. Tipos de Empréstimos 6
3.1 Empréstimos Consignados.........................................................6
3.2 Empréstimos com cheque especial..............................................6
3.3 EmpréstimosRotativos............................................................. 6
3.4 Empréstimos Penhor................................................................. 7
4. Vantagens e Desvantagens 7


1.Conceito de Empréstimo

Um empréstimo é um tipo de dívida. Como todos os instrumentos de dívida, umempréstimo acarreta a redistribuição de bens financeiros no decurso do tempo entre o devedor e o credor. Este período de tempo é denominado serviço do empréstimo.
O devedor recebe uma quantia de dinheiro do credor, que lhe pode ser dada na totalidade inicialmente, como por exemplo, para a compra de uma habitação já construída ou como no caso da construção de uma habitação, em que o dinheiro édisponibilizado segundo as fases de construção, à medida que vai sendo necessário. O devedor devolve o dinheiro ao credor habitualmente (mas não sempre) em prestações regulares. Este serviço é geralmente fornecido por um preço, denominado de juros da dívida.
Uma das principais funções de uma instituição financeira é agir como fornecedor de empréstimos. Para os bancos, os empréstimos são geralmentefinanciados por depósitos. Outras instituições tipicamente recorrem a contratos de dívida, tais como obrigações, como fonte de financiamento.
O excesso na concessão de empréstimos denomina-se crédito abusivo. Normalmente envolve conceder empréstimos que se sabe de antemão que o devedor não tem forma de pagar, para depois o obrigar a agir de determinada forma (por exemplo, forçando-o a vender um bem quandonunca o faria livremente), ou então com a conivência do devedor para obter um suborno. O crédito abusivo constitui fraude, independentemente da motivação, e é punível com penas de prisão em grande parte do mundo. Em grande parte as pessoas que praticam este tipo de empréstimo são conhecidas como agiota e esta ação como agiotagem.
O excesso de contração de empréstimos denomina-sesobre-endividamento, e é cada vez mais comum nas sociedades consumistas. Com a proliferação das formas de crédito (cartão de crédito, linhas de crédito via telefone, crédito hipotecário, adiantamento do salário), a falta de previsão financeira pode levar uma pessoa a contrair mais dívidas do que lhe é possível suportar com o seu rendimento, entrando assim em falência pessoal.

Os proponentes devem serresponsáveis no recurso ao crédito, evitando sempre exceder a taxa de esforço máxima recomendada de 50%, ou seja, os proponentes devem evitar alocar mais do que 50% do rendimento mensal do agregado ao pagamento de créditos.
2. Analise de Credito
Análise de Crédito é o momento no qual o agente cedente irá avaliar o potencial de retorno do tomador do crédito, bem como, os riscos inerentes à concessão....
tracking img