Passo a passo do plano de negócio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PASSA A PASSO DO PLANO DE NEGÓCIO
Como Fazer um Plano de Negócio

Deusdeth Salles da Silva
Professor-tutor externo: Paulo Berwanger Ruschel
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 0135) Prática do Módulo 2
22/06/12


RESUMO

Este ensaio de tipologia documental tem como objetivo mostrar que o plano de negócio orienta o empreendedor ainiciar sua atividade econômica ou expandir o seu negócio, permitindo estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio, contribuindo para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, que pode representar a sobrevivência da empresa, através do mercado de atuação com estratégias de marketing para seus produtos e serviços, definindo claramente o conceitodo negócio, seus principais diferenciais financeiros, estratégicos, identificando os pontos fortes e fracos da organização e comparando com a concorrência e o ambiente de negócio em que se atua, verificando os riscos e os minimizando, e até mesmo os evitando através de um planejamento adequado. Também serve como instrumento de solicitação de empréstimos e financiamentos junto a instituiçõesfinanceiras, novos sócios e investidores.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Planejamento. Plano de negócio.


1 INTRODUÇÃO

Este ensaio procurou discutir, de forma exploratória, a importância da aplicação do plano de
negócios como forma de contribuir para a estruturação da gestão das organizações de uma empresa.

A falta de planejamento é uma das principais causas demortalidade de micro e pequenas empresas. Por mais que o perfil empreendedor e a disposição para trabalhar muito tenham papel decisivo, é um desafio para muitos empreendedores de primeira viagem e para aqueles que empreendem com a cara e a coragem, sem contar com muita capacitação ou apoio no sucesso de um negócio,

Aqui veremos um quadro em que demostra o passo a passo de um plano denegócio como uma ferramenta indispensável para fazer da sua ideia uma empresa que funcione e dê lucro. Que é muito utilizada em grandes e pequenas empresas com o objetivo de minimizar os riscos, pois através da sua elaboração a organização pode planejar o negócio e prevê possíveis insucessos.

2. O PLANO DE NEGÓCIO

O Plano de negócios é um instrumento de gestão que tem oobjetivo de minimizar os riscos de uma organização através de um planejamento que possibilite a sua estruturação de maneira eficiente.

Projeta o futuro da organização através de uma visão estratégica do ambiente tecnológico,
sociocultural, financeiro e econômico. Possibilita buscar novos parceiros para o seu empreendimento, conseguir financiamentos e orientar os seus colaboradores adesenvolver a missão da organização. O plano de negócios é definido como:

Um instrumento importante para a comunicação da viabilidade do seu negócio, sendo fundamental para o momento da negociação. O plano pode também ser usado para vender parte do negócio a sócios potenciais, estabelecer alianças com futuros parceiros, conseguir financiamentos e crédito junto a bancos, captar investimentos comcapitalistas de risco e orientar os empregados e colaboradores a trabalharem alinhados com a missão da empresa. É válido ressaltar que o plano de negócio é uma ferramenta eficiente somente quando oriunda de um planejamento adequado. (CLEMENTE, 2004, p.15).

Para elaboração do plano de negócios é necessário usa algumas estratégias, uma delas é conhecida como análise FOFA (Forças,Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Essa ferramenta ajuda o planejamento estratégico a partir da análise do ambiente interno e externo da empresa, a forças e fraquezas representa o ambiente interno e a relação entre oportunidades e ameaças representam o ambiente externo.

O quadro abaixo mostra a relação entre os aspectos da análise FOFA.

Quadro 1 – Análise FOFA.
FORÇA OPORTUNIDADE FRAQUESAS...
tracking img