Passo 03: considerando as reflexões apresentadas pela poesia, defina três objetivos pessoais ou profissionais, sendo um para cada prazo de realização:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1040 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais são os mecanismos de alienação social?
O controle social é entendido como a participação da população em uma administração política. Podemos pensar no sentido contrário do termo: o controle que um sistema exerce sobre a sociedade.

No capitalismo, esse sistema é composto por governo e empresas. A prática de manipular e obter controle social está relacionada à dominação, que é um dosdesejos mais antigos de nossa cultura, havendo tentativas em todos os períodos históricos.

A separação por classes e a elitização estiveram presentes em todos os sistemas políticos e sociais desde a pré-história, quando o considerado mais apto liderava seu grupo.

De acordo com o pensamento capitalista vigente, os mais aptos são os que possuem maior poder aquisitivo e capacidade de barganha. Osricos facilmente se colocaram na elite e criaram um sistema para que essa condição não seja ameaçada.

A democracia, hoje um processo de escolha de representantes pré-selecionados por um partido para atender interesses, se desenvolveu e formou um mecanismo de leis e esquemas para que os cidadãos do poder integrem um grupo elitizado, que obtém todos os tipos de privilégios.

O cidadão que votaem seu representante espera que ele seja justo e atenda os interesses da população. Ao descobrir que a situação não correspondeu aos anseios e que, além disso, o político se tornou adepto de esquemas que só favorecem seu seleto grupo, o eleitor fica indignado, o que pode se tornar perigoso.

Uma das principais ferramentas para a manutenção desses mecanismos elitistas é a manipulação social, quealiena o povo e os torna ignorantes em relação ao que acontece nos bastidores e sobre como reivindicar seus direitos.

Dentre muitos existentes, podemos observar que os mecanismos de alienação mais eficientes hoje em dia são:
Escolarização
Através do sistema de ensino e dos livros didáticos, sempre escritos por quem domina, as crianças e jovens são moldados de acordo com os interesses dogoverno.

Quem trabalha no setor público sabe que, no ensino fundamental, o esforço do sistema é voltado para tentar ensinar a ler, escrever e calcular. O ensino médio acaba passando em branco, pois, além do ensino defasado, o aluno não cria, não produz e não aprende nada que o ajude em sua vida pós-escolar.

Se no sistema público o objetivo é tolher as capacidades criativas e críticas dos futuroscidadãos, no particular o processo é pautado sobre os ideais elitistas expostos nos livros didáticos. Isso faz com que a próxima geração da classe média seja condicionada ao modelo pré-determinado e se torne escrava do sistema.
Mídia
Todos os meios de comunicação são sustentados por corporações e empresas que acabam influenciando os veículos. A propaganda, cada vez mais criminosa, é a formaque o anunciante tem para divulgar seu produto e persuadir os consumidores.

Tudo o que é exposto na mídia tem uma função específica, geralmente com objetivo de manipular ou alienar. Um exemplo é a programação de domingo da TV aberta, onde só existe entretenimento do pior tipo com o objetivo de alienar.

As notícias exibidas em TVs, jornais e revistas geralmente são tendenciosas e atendem aosinteresses de alguma entidade política ou empresarial. Será mera coincidência um escândalo de mensalão em ano pré-eleitoral, sendo que a maioria dos políticos é adepta das mesmas práticas corruptas? E as tentativas da Rede Globo de publicar notícias internacionais, sempre atendendo e defendendo os interesses norte-americanos?
Drogas
Existem dois tipos de droga: lícitas e ilícitas. A cerveja e ocigarro, classificadas como lícitas, são as drogas mais consumidas no mundo. Viciam, criam hábitos violentos nos usuários e matam milhões ao ano.

Se é fato que as elas viciam e causam tantos efeitos colaterais quanto as drogas ilícitas, as políticas atuais não deveriam ser modificadas? Sim, porém o uso dessas drogas servem a dois interesses: os cofres públicos dependem dos impostos arrecadados...
tracking img