Quais são os mecanismos de alienação social?
O controle social é entendido como a participação da população em uma administração política. Podemos pensar no sentido contrário do termo: o controleque um sistema exerce sobre a sociedade.

No capitalismo, esse sistema é composto por governo e empresas. A prática de manipular e obter controle social está relacionada à dominação, que é um dosdesejos mais antigos de nossa cultura, havendo tentativas em todos os períodos históricos.

A separação por classes e a elitização estiveram presentes em todos os sistemas políticos e sociais desde apré-história, quando o considerado mais apto liderava seu grupo.

De acordo com o pensamento capitalista vigente, os mais aptos são os que possuem maior poder aquisitivo e capacidade de barganha. Osricos facilmente se colocaram na elite e criaram um sistema para que essa condição não seja ameaçada.

A democracia, hoje um processo de escolha de representantes pré-selecionados por um partidopara atender interesses, se desenvolveu e formou um mecanismo de leis e esquemas para que os cidadãos do poder integrem um grupo elitizado, que obtém todos os tipos de privilégios.

O cidadão que votaem seu representante espera que ele seja justo e atenda os interesses da população. Ao descobrir que a situação não correspondeu aos anseios e que, além disso, o político se tornou adepto de esquemasque só favorecem seu seleto grupo, o eleitor fica indignado, o que pode se tornar perigoso.

Uma das principais ferramentas para a manutenção desses mecanismos elitistas é a manipulação social, quealiena o povo e os torna ignorantes em relação ao que acontece nos bastidores e sobre como reivindicar seus direitos.

Dentre muitos existentes, podemos observar que os mecanismos de alienação maiseficientes hoje em dia são:
Escolarização
Através do sistema de ensino e dos livros didáticos, sempre escritos por quem domina, as crianças e jovens são moldados de acordo com os interesses do... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Passo 03: considerando as reflexões apresentadas pela poesia, defina três objetivos pessoais ou profissionais, sendo um para cada prazo de realização:. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Passo-03-Considerando-As-Reflex%C3%B5es-Apresentadas/719302.html

MLA

"Passo 03: considerando as reflexões apresentadas pela poesia, defina três objetivos pessoais ou profissionais, sendo um para cada prazo de realização:" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Passo-03-Considerando-As-Reflex%C3%B5es-Apresentadas/719302.html>.

MLA 7

"Passo 03: considerando as reflexões apresentadas pela poesia, defina três objetivos pessoais ou profissionais, sendo um para cada prazo de realização:." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Passo-03-Considerando-As-Reflex%C3%B5es-Apresentadas/719302.html>.

CHICAGO

"Passo 03: considerando as reflexões apresentadas pela poesia, defina três objetivos pessoais ou profissionais, sendo um para cada prazo de realização:." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Passo-03-Considerando-As-Reflex%C3%B5es-Apresentadas/719302.html.