Passatempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FUMEC
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA

MARKETING / PRO
Trabalho acadêmico

Maria Carmen Barbi Martins

Belo Horizonte
2011

Maria Carmen Barbi Martins

Marketing / PRO
Trabalho acadêmico

Belo Horizonte
2010

1. Escolha do segmento de produto e justificativa.

O segmento de varejo escolhido é ode biscoitos doces recheados, mais precisamente da marca Passatempo. Dentro do mercado de biscoitos, essa marca ganhou destaque e se tornou um verdadeiro clássico. A qualidade do alimento, o sabor diferenciado e o conceito da campanha são fatores que fizeram o público alvo ultrapassar a faixa etária infantil, atingindo também jovens e adultos.
O biscoito Passatempo, da marca Nestlé, surgiu em1993 ao substituir o biscoito de leite Divertidos. Desde então, a marca cresceu no mercado e foi se desenvolvendo e aprimorando; hoje são encontradas várias versões do biscoito Passatempo – recheado, ao leite e de bolso, nos mais diversos sabores.



2. Desconstrução do produto (inédito do Brasil).

A marca Passatempo se consagrou entre o público infantil ao longo dos anos, e está entre asfavoritas no mercado de biscoitos recheados. Analisando o produto, a embalagem e a identidade visual, fica nítido o cuidado que a marca tem ao representar o conceito do biscoito – Passatempo, brincadeira, descontração, biscoito gostoso, etc.
Tanta atenção se reflete em todos os segmentos do produto. Os sabores do biscoito são voltados para o gosto infantil em geral, e o formato geométricoelementar (quadrado ou retângulo) possui desenhos coloridos nas faces (animais, letras, números: ícones infantis).
A embalagem varia de acordo com o sabor, mas segue um padrão de cores vivas elementares, como azul, verde, amarelo e vermelho; a tipografia utilizada nas informações do conteúdo é uma letra de forma, acompanhada de algum animal caricatural (elefante, onça, jacaré, etc). A frase queacompanha a marca do biscoito é “Porque brincar faz bem demais”, e com isso mais uma vez o público infantil é considerado.
Aproveitando o ensejo da fidelização do público infantil, foi criada uma nova linha de alimentos para crianças, chamada Passatempo Vitamina. O produto consiste em uma vitamina cremosa nos sabores morango, chocolate e banana, vendida em porções individuais de 200 ml. O públicoalvo e a identidade visual permanecem os mesmos do biscoito Passatempo, porém com um novo conceito de produto.
Hoje em dia as pessoas se preocupam cada vez mais com saúde, qualidade de vida e bem estar; essa tendência se reflete em todos os segmentos da vida, principalmente na alimentação. Não por acaso as prateleiras dos supermercados vêm sendo abarrotadas de produtos light e diet, e estes muitasvezes ganham preferência com relação à versão original. Alimentos ricos em vitaminas e nutrientes são fundamentais para um desenvolvimento saudável do organismo, principalmente na infância.
A ingestão de leite e derivados deve ser feita pelas crianças desde os 3 anos de idade, por ser um período de crescimento e desenvolvimento dos órgãos. O cálcio ajuda na formação dos ossos e dentes e previnea osteoporose na fase adulta.
As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos, de fundamental importância para o funcionamento metabólico corporal; sua carência ou excesso podem causar problemas de saúde, principalmente para crianças.
Com base na atual tendência Healthy e visando a melhoria da qualidade de vida, foi criada a Passatempo Vitamina, um composto de vitaminas cremoso einstantâneo, desenvolvido para crianças a partir de 3 anos, para consumo imediato e individual.
A melhor maneira de chamar a atenção da criança é através da cor, da forma, do lúdico; Enfim, utilizando recursos que remetam ao universo mágico da brincadeira. A preocupação com o meio ambiente é fundamental para a qualidade de vida hoje e no futuro; Grande parte dos materiais descartados pelas...
tracking img