Partículas Subatômmicas

627 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI
BACHARELADO EM FARMÁCIA-CCS

GABRIEL LACERDA LEOPOLDINO

QUIMICA GERAL E INORGÂNICA:
PARTÍCULAS SUBATÔMICAS

Teresina
2013
Elétron: Geralmente representado por e-, partícula subatômica que circunda o núcleo atômico, descoberta por Thomson, que fez experimentos na ampola de Crookes e reparou que os raios catódicos sempre desviavam em direção à placa positiva. É responsável pela criação de campos elétricos e magnéticos. Foi a primeira partícula subatômica descoberta. Tem massa de 9,1 x 10-31 kg. Classificado atualmente como lépton.
Próton: É um hárdron. Goldstein, em 1886, modificou a ampola de raios catódicos de Crookes, e descobriu os raios anódicos. Esses raios são formados pelos átomos do gás após terem seus elétrons arrancados pela descarga elétrica. Notou-se que esse raio sofre o menor desvio de todos já verificados, constatando sua alta massa (1,67x10-27 kg) em relação ao elétron, e que sua carga era positiva, com módulo igual a do elétron, tornando o átomo neutro.
Nêutron: Também é um hárdron. Foi descoberto em 1932, impulsionado pela impossibilidade de um núcleo formado só por prótons manter estabilidade, já que essas partículas se repelem. Chadwick verificou que o núcleo do elemento berílio emite partículas sem carga e de massa parecida com a do próton. A função do elétron no núcleo, é justamente estabiliza-lo, isolando os prótons e evitando suas repulsões.
Fóton: É o bóson (Spin 1) mais conhecido, de massa nula. É a partícula elementar mediadora da força eletromagnética. Ele interage com os elétrons e o núcleo dos átomos, e é responsável por muitas propriedades da matéria, tais como existência e estabilidade dos átomos, moléculas e sólidos.
Neutrino: É um lépton. Partícula subatômica de carga neutra, e de massa algumas centenas de vezes menor que a do elétron. Interage com as outras partículas apenas por meio da interação gravitacional e da força fraca.
Pósitron: Partícula

Relacionados