Parto prematuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a ameaça de parto prematuro? 
Se você começar a ter contrações regulares, que façam seu colo do útero se dilatar ou ficar mais fino, e você ainda não tiver completado 37 semanas, trata-se de uma ameaça de parto prematuro. Sempre que o bebê nasce com menos de 37 semanas de gestação ele é chamado de prematuro. 

A ameaça de parto prematuro é apenas isso, uma ameaça. Se você tiver ossintomas, não necessariamente o bebê vai nascer antes do tempo. Até 50% das mulheres que sofrem ameaça de parto prematuro acaba tendo o bebê depois das 37 semanas, ou seja, no tempo considerado normal. 

Às vezes o bebê nasce prematuro por opção dos médicos, que acham que ele vai ter melhores condições fora do útero do que dentro. Isso acontece em situações especiais, quando o bebê não estácrescendo o quanto deveria, ou quando a mãe está com pré-eclâmpsia. 

Na maioria dos casos, porém, o parto prematuro acontece espontaneamente. Ou o trabalho de parto começa antes do tempo, ou a bolsa estoura prematuramente, ou o colo do útero se dilata mesmo sem que haja contrações (na insuficiência do colo uterino). 

No Brasil, em 2008, 6,8 por cento dos bebês nascidos vivos vieram ao mundo antesdas 37 semanas de gravidez, num total de quase 200 mil bebês prematuros, de acordo com números do Datasus. 

Um dos fatores mais comuns para o parto prematuro é a gestação de mais de um bebê. 

O que pode acontecer com o bebê que nasce antes da hora?
A maioria dos bebês prematuros nasce entre 34 e 36 semanas de gestação. Quando nasce nessa fase, o bebê corre pouco risco de apresentar problemas,embora provavelmente seja pequeno e precise de ajuda para respirar e mamar. 

Crianças que nascem antes das 34 semanas, no entanto, ainda têm que crescer bastante, e seus órgãos internos não estão maduros o suficiente. Elas correm mais risco de ter icterícia e infecções, além de ter dificuldade de equilibrar a temperatura do corpo. 

Quanto mais prematuro o bebê, maior o risco de hemorragiacerebral, problemas no sistema nervoso e no gastrointestinal e sequelas na visão e na audição. 

Bebês que nascem entre as 22 e as 25 semanas de gravidez hoje em dia têm chance de sobreviver, especialmente em hospitais equipados, mas mais de 50 por cento sofre sequelas permanentes. 

Tem algum jeito de impedir o parto prematuro? 
Se você entrar em trabalho de parto antes das 37 semanas, osmédicos vão tentar adiar o parto, com medicamentos e outras medidas, que às vezes são eficazes e às vezes não. 

Adiar o parto também é importante para dar a chance à mulher de ter o bebê num hospital que possua UTI neonatal. 

De qualquer maneira, uma providência importante é você receber injeções de corticoides para amadurecer os pulmões do bebê mais rápido. Isso não adia o parto, mas deixa obebê mais preparado para enfrentar o mundo se nascer antes da hora. 

Quando o trabalho de parto começa de verdade e pega ritmo, é muito difícil conseguir pará-lo. 

Como vou saber se estou com ameaça de parto prematuro? 
Procure o médico se você tiver os seguintes sintomas antes de chegar às 37 semanas: 

• Muito mais secreção vaginal que o normal. 
• Mudança no tipo de secreção vaginal. • Qualquer sangramento, mesmo que seja só um pinguinho de sangue. 
• Mais de quatro contrações em menos de uma hora, mesmo que elas não doam. 
• Dor parecida com cólica menstrual. 
• Muita pressão na pelve (como se o bebê estivesse empurrando para baixo). 
• Dor nas costas, principalmente se for uma dor nova e que venha em ondas. 

Muitos desses sintomas são comuns da gravidez, mas é sempremelhor pecar pela cautela. Vale a pena procurar o médico para ter certeza de que não é ameaça de parto prematuro. 

Se sua bolsa estourar, ou se você começar a sentir contrações que vão aumentando de intensidade antes das 37 semanas de gravidez, procure imediatamente seu obstetra ou o hospital. Mesmo que seja no meio da noite. 

Não espere até amanhecer para telefonar ou ir para o hospital....
tracking img