Partir Do S Culo XVIII Os Estudos Da Antropologia F Sica Se Baseavam Nos Fen Tipos

422 palavras 2 páginas
partir do século XVIII os estudos da antropologia física se baseavam nos fenótipos (características físicas) e comportamentos de cada ser humano. Ainda no século XVIII os discursos de cientificidade feitos por pesquisadores tinham o intuito de engrandecer a raça branca a partir de critérios infundados.Segundo alguns estudiosos, Darwin e suas teorias propiciaram o nascimento da eugenia criada por Galton, que por coincidência era primo de Darwin, que segundo Diwan “isso não teria nada de coincidência”. A eugenia criada por Galton e o Darwinismo por Darwin tinham sua fundamentação nas teorias feitas por Darwin sobre a evolução das espécies. Assim como Galton, Darwin também era a favor da eugenia. Pois para ele a reprodução dos animais deveria ser atenciosamente cuidada, assim como também a reprodução dos seres humanos para que não tivesse riscos de seus descentes não nascerem com características indesejáveis, sendo assim a relação de pessoas consideradas inferiores e pessoas saudáveis não deveria existir; essas idéias eram baseadas na seleção natural.
O darwinismo social e a eugenia foram de muita importância para que fosse criada a eliminação ou proibição de pessoas consideradas inferiores de relacionassem entre si ou com pessoas consideradas sadias, pois naquele tempo esses indivíduos inferiores eram taxados como causa de todos os males existentes, sem contar que a quantidade desses indivíduos vinha crescendo, fenômeno este que para os estudiosos que defendiam a eugenia galtoniana era péssimo e inaceitável.
Sendo assim, a eugenia como foi relata no texto tinha como objetivo eliminar ou proibir pessoas de raças inferiores se casarem, segundo Éder Silveira, a teoria galtoniana tomava por base a de que “todos os traços constitutivos da individualidade humana, suas potencialidades e seus desvios estariam depositados na hereditariedade” (SILVEIRA, 2005, p. 81). Coisa que é totalmente contraditório, pois segundo alguns estudiosos esses aspectos não passam de pais

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas