PARTIDA DIRETA COM FRENAGEM POR CORRENTE CONTÍNUA

781 palavras 4 páginas
KRONOS NEXUS – CURSOS PROFISSIONALIZANTES
CURSO DE ELETROTÉCNICA – TURMA J

ARILSON ALMEIDA DA ROCHA

PARTIDA DIRETA COM FRENAGEM POR CORRENTE CONTÍNUA

Professor: Alisson Domingos
Disciplina: Comandos Elétricos
João Pessoa/PB
2014
Partida direta de motor trifásico
• Introdução
A tradicional partida direta de motores elétricos trifásicos pode ser considerada como recurso ideal quando deseja-se usufruir do desempenho máximo nominais de um motor elétrico trifásico, como por exemplo o torque de partida (uma das principais características do motor elétrico). No entanto, este sistema de partida é recomendado para motores que possuam no máximo 7,5/10cv de potência.
A partida direta implica diretamente no desempenho do motor e principalmente na infraestrutura da rede de alimentação onde esta máquina elétrica é instalada, dependendo da aplicação é mais viável utilizarmos uma partida indireta, podemos observar abaixo as principais características deste sistema de partida:
Características da Partida Direta de Motores Elétricos Trifásicos
Prós
Contra
Conjugado Nominal na Partida
Corrente de Partida pode chegar a 8 vezes a nominal Dispositivos de acionamentos mais robustos Custo elevado de manutenção

Diagrama de Potência Como podemos observar, o diagrama de potência da partida direta expressa o motor elétrico como sendo a carga que será acionada e o acionamento é realizado através do componente contator.

Funcionamento do diagrama de potência A finalidade deste diagrama de potência de uma partida direta é acionar o motor elétrico trifásico disponibilizando a ele 100% da tensão de alimentação fornecida pelo sistema trifásico de alimentação. Para isto se faz necessário que seja acionado o contator K1 para que este disponibilize a alimentação ao motor elétrico trifásico, no entanto é importante observar que os fusíveis devem estar íntegros permitindo a circulação da corrente e o relé

Relacionados

  • mestre
    102568 palavras | 411 páginas