Particulas magneticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IV Conferencia Panamericana de END Buenos Aires – Octubre 2007

ASPECTOS IMPORTANTES PARA UMA EXECUÇÃO CONFIÁVEL DE ENSAIO POR PARTÍCULAS MAGNÉTICAS
Gustavo Paes Marques1, Clayton Oliveira 2 As informações e opiniões contidas neste trabalho são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

Sinopse. Independentemente da técnica utilizada para a realização de um ensaio por partículasmagnéticas, existe uma série de fatores que deverão ser levados em conta para que o ensaio forneça um resultado confiável. Este trabalho tem como objetivo explanar os principais métodos de controle de processo, discutindo cada um com base nas principais especificações contidas nos códigos ASME, ASTM e AMS. Segmentos de mercado que realizam ensaios em volume produtivo possuem grandes dificuldades de serealizar um ensaio seguindo as diretrizes destas especificações e ao mesmo tempo atender ao volume de peças produzidas por uma produção. O trabalho irá esclarecer a melhor forma se realizar tais controles em produção bem como as conseqüências técnicas e comerciais de cada um deles. Controles como o de concentração de partículas magnéticas podem ser muito melhor avaliados se abrangermos itens decontrole como a condição geral do banho e a periodicidade de troca do mesmo, no mesmo controle. Quando e como realiza-lo? Qual a vantagem de faze-lo? Neste trabalho serão discutidos parâmetros óbvios do dia-a-dia na realização de tais ensaios, mas que possuem grande interferência na obtenção de um resultado confiável ou não.

1. Introdução. Para se obter um resultado confiável numa inspeçãoutilizando-se o ensaio por partículas magnéticas, principalmente em processos produtivos em peças seriadas utilizando-se máquinas estacionárias, alguns pontos importantes devem ser levados em conta e controlados. O foco deste trabalho será a discussão em volta do tema das inspeções de partículas magnéticas quando aplicada ao controle de qualidade de peças seriadas. Envolvendo principalmente as grandesfundições e forjarias, os maiores fornecedores das montadoras automotivas, este tipo de ensaio possui sua complexidade agravada pelo volume de peças a ensaiar e ao mesmo tempo o nível de qualidade destes ensaios para se garantir a real qualidade das peças ensaiadas. A primeira vista estes controles, quando aplicados ao ensaio de peças seriadas, para a inspeção por partículas magnéticas, podemparecer apenas empecilhos para uma boa produtividade e para o cumprimento exato dos prazos de entrega da produção. Porém, estes 1 Engenheiro Químico, Departamento Técnico – MAGNAFLUX®-ITW Chemical Products Ltda 2 Bacharel em Química, Gerente de Produto – MAGNAFLUX®-ITW Chemical Products Ltda

métodos de controle, se forem implementados corretamente através de planos de controle, serão apenasetapas que passarão desapercebidas no processo, que sempre garantirão a boa qualidade da inspeção e conseqüentemente das peças inspecionadas. Serão abordados controles tais como: contaminação e concentração dos banhos de partículas magnéticas, intensidade de campo magnético, testes com padrões recomendados por normas, intensidade e medição de luz negra, condições do equipamento utilizado, além daqualificação e treinamento de inspetores.

Figura 1: Foto ilustrativa de inspeção seriada por partículas magnéticas.

2. Qualificação e treinamento de inspetores. Inspeção por partículas magnéticas é um método de ensaio não destrutivo que está baseada em teorias e estudos científicos. Este método utiliza princípios físicos para a aplicação de um campo magnético controlado que é conduzido pelafaixa superficial do perímetro de uma peça ou região dela. Simultaneamente a este se aplica partículas magnéticas, pigmentadas para se obter dois tipos de ensaio: fluorescente ou visível, que são atraídas magneticamente à região sobre a descontinuidade, formando-se então uma indicação que será visualizada sob luz branca (comum) ou sob luz ultravioleta, quando o ensaio for fluorescente. Não é...
tracking img