Particularidade historico estrutural brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento do capitalismo só foi possível em todo mundo por causa da universalização das relações mercantis, fato que peculiariza esse modo de produção. Essa relação se torna dominante devidoà possibilidade de comprar força de trabalho de grande parte da população – “acumulação primitiva” - e na venda da força de trabalho - expropriação dos produtores diretos de todos os meios de produção.Grande parte da população mundial foi obrigada através da violência a vender sua força de trabalho. O capitalismo para sobrepor-se sempre precisou de violência. Os Cercamentos nas Inglaterra são umdos inúmeros exemplos disso.
O Brasil se insere no processo de um mercado mundial em formação como colônia de exploração de Portugal, no século XVI. A colonização se baseou no exclusivo comercialentre a colônia e a metrópole (Pacto Colonial); e exportação de matérias-primas cultivadas em grandes propriedades rurais, onde era empregado o trabalho escravo. As colônias e as metrópoles foramconsideradas um conjunto necessário para a transição ao capitalismo. Exigências, que no Brasil não foram consideras relações capitalistas devido a não realização da compra e venda da força de trabalho, masisto foi uma imposição do próprio modo de produção nascente.
Enquanto nos países centrais já ocorria o capitalismo, aqui no Brasil a acumulação foi forjada pelas colônias, ou seja, o surgimento docapitalismo só foi possível nos países centrais devido à instauração das colônias nos países da América Latina. Houve então uma existência formal do capitalismo nas colônias. A estrutura foi determinadapor um conteúdo capitalista oriundo de fora desses lugares, e esse novo modelo após ser consolidado na Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra é contrário às economias coloniais, que precisaram serextintas.
Para o capitalismo se consolidar aqui foi necessário confrontar com essa estrutura econômica anterior. Logo, só foi possível falar de capitalismo no país, quando ocorreu a possibilidade...
tracking img