Partes De Um Conversor Catal Tico

312 palavras 2 páginas
Partes de um conversor catalítico (Slide 6):
A peça catalisadora, na verdade, usa dois diferentes tipos de catalisadores: um de redução e outro de oxidação. Ambos consistem em uma estrutura cerâmica coberta por um catalisador de metal, geralmente platina, ródio e/ou paládio. A ideia é criar uma estrutura que exponha o máximo da área da superfície catalisadora para o fluxo de descarga ao mesmo tempo em que se procura minimizar o trabalho dos catalisadores, pois são muito caros.
Manta Expansiva: Função: Vedação, isolante térmico, fixação e proteção mecânica (vibrações e pancadas).
A colmeia cerâmica consiste de corderita. Este material de magnésio – alumínio – sílica é distinto particularmente pela sua alta resistência à temperatura. A colmeia metálica consiste de uma liga especial, a qual é enrolada e soldada através de uma técnica específica, formando o suporte metálico.
A espessura da parede desta chapa de aço ferrítico, altamente resistente ao calor, é de aproximadamente 0,04 a 0,07 mm.
As flanges (cones de entrada e saída).

Catalisadores de Redução, Oxidação, Núcleo tipo Colmeia (Slide 7):
O catalisador de redução:
É a primeira parte do catalisador. Usa platina e ródio para ajudar a reduzir a saída de NOx. Quando as moléculas NO ou NO₂ entram em contato com o catalisador, ele "expulsa" o átomo de nitrogênio para fora da molécula. Com isso, o átomo fica retido e o catalisador libera o oxigênio na forma de O₂. Os átomos de nitrogênio se unem com outros átomos de nitrogênio. Todos são retidos pelo equipamento, formando N₂.
Por exemplo: 2NO => N₂ + O₂ ou 2NO₂ => N₂ + 2O₂
O catalisador de oxidação:
É a segunda parte do catalisador. Reduz os hidrocarbonetos não-queimados e o monóxido de carbono, queimando-os (oxidação) sobre o catalisador de platina e paládio. Isso ajuda na reação do CO e dos hidrocarbonetos com o restante do oxigênio nos gases de escapamento. Por exemplo: 2CO + O₂ => 2CO₂

Relacionados

  • manual pro tune
    10361 palavras | 42 páginas
  • apostila quimica org nica IFRO
    67274 palavras | 270 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas