Partes da planta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEATRO SOBRE AS PARTES DAS PLANTAS

- NARRADOR (árvore): - Bom dia, pessoal! Eu sei que vocês me conhecem, mas mesmo assim vou me apresentar: Sou uma árvore, dessas que vocês vêem por aí pelos pátios, jardins, ruas, florestas, enfim, por aí. Apesar de estar sempre silenciosa eu estou cheia de vida dentro de mim. E gostaria que vocês me conhecessem mais para que nosso relacionamento seja sempremelhor, ok? Vou começar pelas minhas raízes. Trouxe alguns colegas para me ajudar (entra o grupo da raiz).

- RAIZ 1: - A raiz é a parte da planta que fixa o vegetal ao solo. É ela também que absorve do solo a água e os sais minerais, que juntos formam a seiva bruta, necessária para a nutrição da planta.

- RAIZ 2: - Uma raiz é formada de cinco partes principais: (mostrando no cartaz)coifa: que é uma espécie de capuz que protege a sua ponta; zona lisa ou de crescimento que é a parte que mais cresce; zona pilífera que têm pêlos absorventes que absorvem a seiva bruta; zona suberosa que é onde partem as raízes secundárias e o colo que é o ponto de encontro da raiz com o caule.

- RAIZ 3: - De acordo com o ambiente em que vivem, as raízes podem ser de três tipos: subterrâneas,aéreas e aquáticas. As raízes subterrâneas desenvolvem embaixo da terra. Conhecemos três tipos (mostrando no cartaz): axiais (têm uma raiz principal de onde saem raízes secundárias), fasciculadas (não possuem raiz principal) e tuberosas (que contêm reservas de substâncias nutritivas).

- RAIZ 4: - A raízes aéreas são aquelas que partem do caule ou dos galhos. Podem ser (mostrando no cartaz):tabulares (achatadas como tábuas), escoras (que ajudam na fixação da planta no solo), sugadoras (de plantas parasitas que sugam a seiva de outro vegetal), grampiformes (prendem o vegetal em suportes como muros ou estacas) e respiratórias (de algumas plantas que vivem em lugares alagados como os pântanos).

- RAIZ 5: - Algumas plantas têm raízes aquáticas que são aquelas que se desenvolvem dentro daágua (mostrar no cartaz).

- NARRADOR (árvore): - E aí pessoal, vocês gostaram de aprender sobre as raízes? Agora vou chamar outros colegas para apresentarem o meu caule (entra o grupo do caule).

- CAULE 1: - O caule tem funções muito importantes para a planta: é ele que transporta a seiva bruta até as folhas, e a seiva elaborada, que é o verdadeiro alimento da planta, para todas as outraspartes. Além disso é o caule que sustenta as folhas, flores e frutos.

- CAULE 2: - No interior do caule existem vasos que conduzem as seivas. Os vasos lenhosos conduzem a seiva bruta e os vasos liberianos conduzem a seiva elaborada.

- CAULE 3: - O caule tem 4 partes principais (mostrando no cartaz): o broto terminal que é a ponta do caule por onde ocorre o crescimento da planta; os brotoslaterais que dão origem aos ramos; o nó que é onde surgem as folhas e os brotos laterais e o entrenó que fica entre dois nós.

- CAULE 4: - Dependendo onde vivem, os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos. Os caules aéreos crescem ao ar livre e podem ser eretos, rastejantes e trepadores. Os aéreos eretos crescem na posição vertical e são de 4 tipos: tronco, estipe, colmo e haste(mostrar no cartaz).

- CAULE 5: - Os caules aéreos rastejantes crescem na posição horizontal, ou seja, estendem-se pelo chão. Os aéreos trepadores crescem apoiando-se num suporte qualquer (mostrando no cartaz).

- CAULE 6: - Os caules subterrâneos crescem embaixo da terra. Eles podem ser de três tipos (mostrando no cartaz): rizomas, tubérculos e bulbos. Os rizomas são ramificados produzem ramosaéreos; os tubérculos são ricos em substâncias nutritivas e os bulbos são curtos em forma de disco. E os caules aquáticos são pouco desenvolvidos e crescem dentro da água (mostrar no cartaz).

- NARRADOR (árvore): - Minhas folhas também são muito importantes para minha vida e para o ambiente, vocês querem saber por quê? (entra o grupo da folha).

- FOLHA 1: - Um folha completa tem três...
tracking img