Partes anatomicas do coracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I) ANATOMIA
A) CONSIDERAÇÕES INTRODUTIVAS
O coração é considerado um dos orgãos mais potentes, apesar de sua dimensão pequena.
Podemos descrever ela com:
• forma de cone
• tamanho do punho fechado
• cerca de 12 cm de comprimento,
• 9 cm de largura em sua parte mais ampla
• 6 cm de espessura
Sua massa é, em média, de 250g, nas mulheres adultas, e 300g, nos homensadultos. 
 
 
Limites do Coração:
• superfície anterior: logo abaixo do esterno e das costelas.
• superfície inferior: repousa sobre o diafragma, correspondendo a região entre o ápice e a borda direita.
• borda direita: está voltada para o pulmão direito e se estende da superfície inferior à base;
• a borda esquerda, também chamada borda pulmonar, fica voltada para o pulmãoesquerdo, estendendo-se da base ao ápice.
• limite superior constituida pelos grandes vasos do coração e posteriormente a traquéia, o esôfago e a artéria aorta descendente.
[pic]
B) MACROSCOPIA
[pic][pic]
 
1) O Átrio Direito
O Átrio Direito recebe a veia cava superior e inferior e o seio coronário. As veias cavas canalizam o sangue venoso sistêmico e o seio coronário retorna sangue dascoronárias. A parede medial e posterior do átrio direito é o septo inter-atrial que separa o átrio esquerdo do direito. O assoalho do átrio direito é a  valva tricúspide, que se abre no ventrículo direito.
Visto pelo lado direito, o septo atrial apresenta uma estrutura característica, a fossa oval, a qual exibe contorno saliente e região central constituída por uma lâmina delicada. A  porção  mais   anterior   dessa   lâmina    pode    não    estar completamente aderida à borda da fossa oval, constituindo o chamado forame oval patente.
Esta comunicação, patente na vida intra-uterina, pode também ser encontrada em até 1/4 dos adultos normais, não levando a uma passagem de fluxo da direita para a esquerda, em virtude da pressão mais elevada existente no átrio esquerdo.
Deve-se observarque a porção mais baixa do átrio direito está separada do ventrículo esquerdo, por uma porção de tecido fibroso que se continua com o septo interventricular, chamada de septo fibroso. Isso ocorre devido os diferentes níveis de implantação das valvas tricúspide e mitral. A valva tricúspide tem inserção mais apical. Isso resulta na área conhecida como septo atrioventricular.
A desembocadura doseio venoso coronário situa-se posteriormente e medialmente à desembocadura da veia cava inferior, junto à transição atrioventricular. Nessa região podem ser encontrados remanescentes de valvas venosas, sendo a de Eustáquio junto à cava inferior e a de Thebesius relacionada ao seio coronário.
A aurícula direita (ou apêndice atrial) é uma projeção da cavidade atrial em “dedo de luva”, que recobre osulco AV a direita. A superfície interna da aurícula direita, possui traves musculares paralelas que se estendem posteriormente, a chamada musculatura pectínea, terminando em uma banda muscular transversa e bastante proeminente chamada de crista terminal.   
2) O Ventrículo Direito
A cavidade ventricular direita possui um formato triangular e possui 3 porções bem  distintas:  a via de entrada,que compreende o aparelho valvar atrioventricular, a porção trabecular ou apical, e a via de saída.
No ventrículo direito, as trabéculas são grosseiras, ocupando toda a parede livre e a superfície septal, dando um aspecto esponjoso a parede.
[pic]
Uma trabécula em particular, se sobressai das demais, pela forma e localização. É a trabécula septomarginal, em forma de "Y", que se situa no septoventricular, no limite entre a porção trabecular e a via de saída. Na extremidade mais apical da trabécula septomarginal existe uma banda muscular que une o músculo papilar anterior ao septo ventricular, chamada  de banda moderadora. Entre os dois "braços" da trabécula septomarginal situa-se o septo infundibular que, em continuidade com uma prega muscular situada na parede livre, constitui a...
tracking img