PARTE A

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE A- TESTE DA CHAMA

1. Explique o porque da cor do fogo de artifício?
RESPOSTA: Alguns materiais podem emitir luz quando excitados. Isso ocorre quando os elétrons dos átomos absorvem energia epassam para níveis externos, ao retornar para os níveis de origem, liberam a energia absorvida na forma de um fóton de luz. Temos então a luminescência. A luminescência é usada, por exemplo, naprodução dos fogos de artifício. 
2. Sais de mesmo metal dão cor idêntica a chama?
RESPOSTA: Sim, sais do mesmo metal dão cor idêntica à chama, pois a cor da chama depende do cátion. Sendo o cátion o mesmo,o seu espectro de emissão de riscas é o mesmo, logo a cor emitida será também a mesma.
3. Sais da mesma cor, mas de metais diferentes darão cor idêntica à chama?
RESPOSTA: Não, a cor dos sais nãoinfluencia na cor da chama, seja a cor dos sais a mesma ou não, pois se forem elementos diferentes a cor da chama nunca será igual. As cores vão depender do elemento químico e se forem sais de metaisdiferentes, a cor nunca será idêntica
4. Quais as limitações do uso do teste da chama na identificação de elementos?
RESPOSTA: Reside na cor muito semelhante que é conferida à chama por vários compostosdiferentes, pois alguns compostos dão à chama colorações muito semelhantes. Por fim, a principal limitação do teste da chama é que apenas é possível identificar os sais desconhecidos, através da corda chama, nos cátions. Nos ânion não é possível identificar o elemento presente.
 

5. Sabendo que o fenômeno das auroras boreais se deve a violentas colisões entre as partículas de o vento solar eas partículas da atmosfera terrestre, explique as diferentes colorações que as auroras boreais podem apresentar.
RESPOSTA: As auroras boreais adquirem na sua constituição certos elementos químicos,pois resultam de violentas colisões entre partículas do vento solar e atmosfera. Assim, as auroras boreais são constituídas por diferentes elementos e a cada elemento vai corresponder uma cor da...
tracking img