Parte da geografia e história de nova olímpia mt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CÉLIA REGINA DE MELO

PARTE DA GEOGRAFIA E HISTÓRIA
DE NOVA OLÍMPIA/MT

NOVA OLÍMPIA – MT
2010

CÉLIA REGINA DE MELO

Bairro Residencial Itamarati - Rino.

Orientadora Acadêmica: Maria Aparecida Da Silva

NOVA OLÍMPIA – MT
2010

PLANO DE AÇÃO

1 Visita ao Bairro Residencial Itamaratí - Rino
1.1 Data: 16 de novembro de 2009

1.2 Tempo de duração: 2 horas

2 Estratégia:Observação in loco do espaço físico do Bairro Residencial Itamarati - RINO.

3 Objetivo:

Verificar a posição geográfica do Bairro Residencial Itamarati, situado no município de Nova Olímpia-MT, tendo como referências a Rede Cemat.

3.1 Objetivos Específicos:

Comparar as relações espaciais projetivas, topológicas e euclidianas a partir do mapa;
Analisar as relações temporais,tendo como base as imagens do local visitado;

4 Desenvolvimento:

Ao estudarmos os fascículos 02 e 04, tivemos alguns conceitos como o de relações projetivas, topológicas, euclidianas e temporais. Porque em tudo que fazemos, se não tivermos uma construção teórica, não conseguiríamos ter o conhecimento suficiente para a realização deste trabalho.
Deslocamos até o Bairro ResidencialItamarati, localizado na cidade de Nova Olímpia-MT, do qual tiramos fotos, utilizamos à Rosa-dos-Ventos para direcionarmos quanto aos pontos cardeais, colaterais e as dimensões.
Ao observarmos in loco o meio a ser estudado pudemos nos reportar a Santos e Pannuti (2006) pág. 58 que afirmam:

O estudo do meio constitui aqui uma das técnicas mais importantes nessa linha pedagógica de trabalho onde oconhecimento é fator de desenvolvimento humano.

Com base nos estudos realizados pudemos fazer seguinte análise:
Localização o Bairro Residencial Itamarati, tendo como referência ao sul, a Rede Cemat ao norte, Avenida I onde está localizada a horta das Usinas Itamarati a leste a BR 364 e a oeste a Rua F com uma área verde.
Deliberação dos Pontos Cardeais do Bairro Residencial Itamarati -Rino .
O Bairro Residencial Itamarati - Rino foi construída pelas Usinas Itamarati, para abrigar famílias de outros estados que vinham para trabalhar na Usina. O Bairro Residencial Itamarati- Rino está bem localizado, próximo ao centro da cidade dando aos moradores um melhor acesso ao comercio local.

Propusemo-nos construir essa representação geográfica com o objetivo de discutir,definição, localização e relação espacial, temporal e geográfica.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Olímpia-MT

Para a determinação dos Pontos Cardeais, utilizamos como orientação a Rosa-dos-Ventos para definição do que está ao seu redor, ou seja, ao norte, sul, leste e oeste de uma forma exata.

Rosa-dos-ventosFonte: www.wikimedia.org.com
Sobre a gênese da Rosa-dos-Ventos um texto veiculado na internet, afirma que:

A invenção da Rosa-dos-ventos é atribuída ao grego Aristóteles Timóstenes, um estudioso da navegação que viveu por volta de 250 a.C, e foi escolhido por Ptolomeu II, rei do Egito, para o piloto-mor de sua marinha. Os 12 ventos de Timóstenes incluíam Bóreas eNotus, Zéfiro e Apeliotes, e 2 ventos entre cada par adjacente. Essas 12 direções foram dispostas numa rosa-dos-ventos.(www.wikipedia.org/wiki/Rosa-dos-ventos)

Entendemos que a rosa-dos-ventos é um instrumento de orientação baseado nas quatro direções fundamentais e suas intermediárias.
O mesmo texto ainda afirma que:

A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiuda necessidade de indicar exatamente uma direção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância. (www.wikipedia.org/wiki/Rosa-dos-ventos)

Assim, segundo o texto praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão, ou seja, cada quadrante da rosa-dos-ventos...
tracking img