Parsons

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O pensamento de Durkheim e Parsons
24.03.2008 por João Nunes da Silva
Durkheim foi continuador da obra de Augusto Comte, fundador da Sociologia. Há quem diga que Durkheim foi o verdadeiro pai da Sociologia, tendo em vista sua preocupação em traçar regras claras para o estudo científico da sociedade.
Uma das preocupações centrais de Durkheim foi separar a Sociologia das demais ciências sociais;especialmente da psicologia social, uma vez que a semelhança entre as duas era muito forte. Na visão durkheimiana a Sociologia não deve ser confundida com outra ciência, principalmente com a psicologia porque ela se baseia na consciência coletiva e não na individual. Assim, a Sociologia apresenta-se com um objeto claro: os fatos sociais ou representações coletivas.
Para Durkheim a ciência dasociedade exige uma postura de neutralidade e tem no fato social o seu elemento central. Desta feita, esse teórico parte da concepção positivista de Comte com vistas a mostrar que não se pode confundir o objeto a ser estudado com os valores ou as emoções.
Em outros termos, significa considerar os fatos sociais como coisa. Partindo dessa idéia, esse estudioso se concentra na necessidade básica de opesquisador atuar cientificamente, tal qual se faz nas chamadas ciências naturais.Os fatos sociais, na percepção durkheimiana apresentam três características básicas: a) coercitividade, 2) a exterioridade e 3) a generalidade.
Quanto a primeira característica, significa que os idividuos na sociedade estão submetidos a pressão da maioria, ou seja, das regras e normas. Desse modo, a ação do individuodepende do que a maioria espera ou pensa.
O tempo todo, na opinião de Durkheim, todos nós, queira ou não, dependemos da pressão da maioria, de modo que quando nascemos já encontramos as regras e normas estabelecidas pelas instituições, pela cultura e pelos grupos com os quais vamos conviver.
Em relação à segunda característica, a exterioridade, significa que os fatos sociais existemindependente de nossa vontade. Um fato social é exterior porque está fora do indivíduo. Nesse aspecto, o continuador do pensamento positivista de Comte procura mostrar que o pesquisador social precisa considerar essa separação entre ele e o fato a ser estudado, isto para não confundir-se nos seus estudos e adotar uma postura de ambigüidade.
Quanto à terceira característica, a generalidade, trata-se danecessidade de estar presente em todo lugar, isto é, ser universal. Mais uma vez, Durkheim demonstra a necessidade de estabelecer critérios de cientificidade, até mesmo porque não se pode estudar algum problema ou fenômeno social se não há um consenso quanto as suas características. Por exemplo, se o pesquisador for estudar sobre a pobreza, precisa levar em consideração os elementos que caracterizamesse fenômeno.
Nesse sentido, não se pode realizar uma pesquisa com qualidade se em todo lugar que o pesquisador chegar à pobreza apresentar características totalmente diferentes do que ele conhece. Caso isso aconteça, não terá como realizar seus estudos e chegar a conclusões precisas.
Para Durkheim a sociedade é um todo organizado, tal qual conhecemos nos organismos vivos. Com isso, esse teóricoé considerado funcionalista, pois, estuda a sociedade como se fosse um grade organismo, cujas partes dependem umas das outras, ou seja, são interdependentes.
Conforme sua idéia, a sociedade, para existir, necessita de um elemento central que é a solidariedade. Esta se divide em mecânica – quando os indivíduos se baseiam na tradição, no sentimento e na semelhança. Esse tipo de solidariedade é comumnas sociedades primitivas.
A solidariedade orgânica, por sua vez, se baseia na idéia de divisão do trabalho; é orgânica pelo fato de a sociedade se assemelhar aos organismos vivos. Com isso, Durkheim afirma que a medida que a sociedade fica complexa, isto é, se industrializa, necessita cada vez mais desse tipo de solidariedade.
Ainda na concepção durkheimiana, a sociedade pode ser analisada...
tracking img