Parrametros curriculares

397 palavras 2 páginas
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS -
Ensino Fundamental MATEMÁTICA – 1.ª a 4.ª série

Os Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN — são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.
A própria comunidade escolar de todo o país já está ciente de que os PCN não são uma coleção de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer. São, isso sim, uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino.

O papel da matemática no ensino fundamental

A matemática traz para os alunos do ensino fundamental a realidade de que na vida, as experiências mais simples como contar, comprar e pensar em quantidades envolve a matemática. Ela é uma ferramenta essencial e pode ser usada em ciências sociais, música, geografia e artes. É papel dos educadores no ensino fundamental explorar todas as potencialidades desta disciplina, desenvolvendo de forma equilibrada e indissociável sua parte no desenvolvimento cognitivo do aluno.

A Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Faz parte da vida de todas as pessoas nas experiências mais simples como contar, comparar e operar sobre quantidades. Nos cálculos relativos a salários, pagamentos e consumo, na organização de atividades como agricultura e pesca, a Matemática se apresenta como um conhecimento de muita aplicabilidade.
Também é um instrumental importante para diferentes áreas do conhecimento, por ser

Relacionados

  • O desafio da inclusão social nas série iniciais em escolas públicas
    21528 palavras | 87 páginas